Superesportes

No sufoco, Santos bate o Sport na Vila Belmiro e afasta crise

postado em 04/07/2009 20:41
Foi difícil, mas o Santos conseguiu. Sem vencer desde o dia 31 de maio, quando bateu o Corinthians, por 3 x 1, na quarta rodada do Campeonato Brasileiro, o Peixe já acumulava quatro rodadas sem triunfos. Mas, no sufoco, o Alvinegro Praiano ganhou neste sábado do Sport, por 1 x 0, gol de Paulo Henrique Lima, na Vila Belmiro, pela nona rodada do Brasileirão.

Com esta vitória, os santistas chegam provisoriamente à sexta colocação, com 13 pontos. Já os pernambucanos seguem na 15; posição, com oito pontos, pelo menos até este domingo, quando há o complemento da rodada.

Na próxima rodada, os alvinegros - sem Léo e Neymar, que receberam o terceiro cartão amarelo e estão suspensos - enfrentam o Vitória, no Barradão. Já o Leão da Ilha recebe o Goiás, em Recife. Os dois confrontos acontecem no próximo domingo, às 18h30 (horário de Brasília).

O jogo
O Santos começou a partida apostando na pressão sobre o adversário, como seu grande trunfo para abrir o placar. E a primeira chance para isso aconteceu aos oito minutos. O atacante Kléber Pereira mandou uma bomba, que exigiu de Magrão uma grande defesa. O goleiro espalmou a bola por cima do gol, rente ao travessão.

O Peixe assustou novamente com 16 minutos. Fabão cobrou a falta de longa distância, para boa defesa de Magrão, que se esticou todo para defender a finalização do zagueiro santista.

Depois de ser pressionado, o Sport resolveu responder. Aos 25, em rápido contra-ataque, Fabiano tocou para Weldon. O centroavante rubro-negro bateu de primeira, para grande defesa de Douglas. Atento, o goleiro alvinegro espalmou a bola, no reflexo, evitando assim o primeiro gol dos pernambucanos.

Esta foi a última chance de gol do primeiro tempo. No mais, um jogo morno, com muitos erros de passes e pouca inspiração dos atacantes de ambas as equipes.

Por causa disso, o técnico Vagner Mancini sacou o meia Róbson, que havia ganhado a sua primeira oportunidade de começar jogando uma partida com o treinador, para a entrada do atacante Neymar.

Apesar de ter ganhado mais mobilidade ofensiva, os donos da casa não conseguiam ;furar; a retranca nordestina. Boas chances só em jogadas de bola parada, como aos quatro minutos, novamente em cobrança de falta, com o zagueiro Fabão. O defensor chutou com força e a bola saiu com muito perigo, próxima a trave esquerda de Magrão.

Perigoso nos contra-ataques, o Sport viu a sua situação se complicar com a expulsão do atacante Weldon, aos 14 minutos. O centroavante pernambucano deu um carrinho por trás em Wagner Diniz. Apesar de não ter recebido cartão amarelo durante o jogo, Weldon acabou recebendo o cartão vermelho do árbitro Alicio Pena Júnior.

Aos 18, com um homem a mais e vendo a necessidade de obter um resultado positivo dentro de casa, Mancini resolveu tirar o zagueiro Domingos para a entrada do meia Molina. No minuto seguinte a entrada do colombiano, o Santos se animou e Paulo Henrique Lima quase abriu o marcador. Ganso arrancou com a bola pelo meio-campo e da intermediária arriscou uma boa finalização. Bem colocado, Magrão desviou a bola pela linha de fundo.

Buscando a vitória, os santistas começaram a abandonar a parte tática. Desta forma, os rubro-negros assustaram o goleiro Douglas. Aos 28, em veloz contragolpe, o meia Fabiano invadiu a área com a bola dominada e na saída do arqueiro, tocou a bola para o gol, mas ela saiu rente à trave.

No desespero, Vagner Mancini lançou mão de sua última alteração, sacando o lateral Léo para a entrada do atacante Roni.

A insistência alvinegra finalmente deu resultado no final da partida. Aos 44, Madson levantou a bola na área, Neymar desviou a bola para Paulo Henrique Lima, que completou de cabeça, para o fundo das redes, fazendo com que a torcida do Peixe soltasse o grito de gol.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação