postado em 05/07/2009 07:55
O Náutico começou a rodada como 17º colocado do Campeonato Brasileiro. O Inter, vice-líder. Distantes na tabela, os dois clubes enfrentam problemas, que podem começar a ser superados na nona rodada da competição, no Estádio dos Aflitos. O domingo será o da busca pela retomada para os alvirrubros a partir das 18h30 (de Brasília).
O sonho de vencer a Copa do Brasil acabou. O Inter está virando a página. Porém, o momento vivido não é fácil. Apesar da boa colocação no Brasileirão, em junho os colorados conquistaram somente uma vitória. A gordura foi toda queimada. A conta voltou a ficar magra. É preciso vencer para evitar a chegada de uma crise.
Tite tem poupado bastante seus principais jogadores nas últimas rodadas, o expediente deverá cessar. Agora é atenção total no Campeonato Brasileiro. Voltar a ser campeão é o objetivo. Se não conseguir erguer a taça, ficar na zona da Libertadores será um prêmio de consolação.
Apesar dos resultados ruins no último lote de jogos, os jogadores demonstram confiança. Principalmente o capitão Guiñazu. "Não sei se o Inter caiu tanto. Os adversários jogam, estudam nosso jogo, sabem marcar. Não existe mais pelada. Futebol é isso. É competitividade. Nós estamos tranquilos porque temos qualidade e vamos nos recuperar", garantiu.
A equipe que entrará em campo deverá ser a mesma que empatou com o Corinthians no meio da semana, pela Copa do Brasil. Sandro não está completamente recuperado de um estiramento e Glaydson deverá seguir entre os titulares.
Se o momento do Inter preocupa, a situação do Náutico é alarmante. A luz vermelha pisca intensamente nos Aflitos. Ocupando a zona de rebaixamento, o time não vence há cinco jogos. O técnico Márcio Bittencourt ainda não pontuou à frente da equipe. O elenco está sendo reformulado no decorrer da competição. Durante a semana cinco jogadores deixaram o clube. A intenção é diminuir a folha salarial para trazer os reforços pedidos pelo treinador.
A lista de problemas ainda é grande. O meia-atacante Acosta, contratado em junho, só deverá vestir novamente a camisa do Timbu em agosto. E o Campeonato Brasileiro segue correndo e o Náutico naufragando. Bittencourt enfrenta dificuldades na escalação da equipe. Derley está duplamente de fora do duelo contra o Inter. Além de estar suspenso, o zagueiro, que tem atuado como volante, pertence aos gaúchos e não pode entrar em campo por questões contratuais. Na zaga Neguetti está lesionado, assim como Sidny, o único lateral direito do grupo de jogadores. A saída será improvisar com o volante Juliano.
Na meia-cancha paira a única dúvida. Disputam uma vaga na equipe Eduardo Eré e Aliton. Em negociações com o futebol árabe, o volante Johnny deve deixar o Náutico na próxima semana, mas estará em campo no domingo.
"Nossa maior preocupação foi garantir a presença de Johnny, que garantiu que joga esta partida conosco. O time do Internacional é muito qualificado, tanto a equipe A como a B. Sabemos que vamos encontrar dificuldades", comentou aliviado o treinador Márcio Bittencourt. Após a partida, entre Tite e Bittencourt, só um estará aliviado.
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio dos Aflitos, em Recife (PE)
Data: 5 de julho de 2009, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Marcelo Braz Mariano (RJ) e Lorival Cândido das Flores (RN)
NÁUTICO: Eduardo, Juliano, Vágner, Asprilla e Anderson Santana; Galiardo, Johnny, Ailton (Eduardo Eré) e Carlinhos Bala; Anderson Lessa e Gilmar
Técnico: Márcio Bittencourt
INTERNACIONAL: Lauro; Bolívar, Índio, Danny Morais e Kleber; Glaydson, Magrão, Guiñazu e D'Alessandro; Taison e Nilmar
Técnico: Tite