postado em 05/07/2009 08:04
Pouco mais de uma semana depois da saída de Wanderley Luxemburgo, a expectativa era que o Palmeiras já tivesse um novo treinador. As negociações fracassaram. Por isso, o interino Jorginho continua no banco alviverde no desafio deste domingo, às 18h30, contra o Avaí, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. Sem um comandante efetivo, os jogadores do Verdão assumem a total responsabilidade de buscar a vitória para levar a equipe de volta ao G-4 do Campeonato Brasileiro.
"Estamos convencidos de que o Palmeiras é um time de nível mundial. Portanto, independentemente de quem venha, temos que manter o clube com bons resultados", decreta o lateral esquerdo Armero.
Como Jorginho não tinha total conhecimento do grupo, coube aos jogadores mais experientes contribuírem de forma decisiva com o trabalho do interino. Durante a semana, o goleiro Marcos e o zagueiro Edmilson se colocaram à disposição para esclarecer as dúvidas do comandante provisório.
"Como um jogador tem seu começo de carreira, o treinador também tem", lembra Edmilson. "Procuramos deixar claro que a maior autoridade está com o Jorginho. Ele pode fazer o que quiser em relação ao time", emenda o pentacampeão, apoiando o trabalho do ex-meia-atacante.
Para Jorginho, a prioridade foi manter a base do trabalho de Luxemburgo. "Como não vou ficar no comando do Palmeiras, não tenho motivos para mexer muito no time. Procurei conversar com os jogadores para saber como as coisas estavam sendo feitas", explica o interino do Verdão.
Ainda nesta semana, o abatimento foi o desafio de alguns dos jogadores, sobretudo aqueles que foram indicados por Luxemburgo. O atacante Obina reiterou o sentimento de agradecimento pelo ex-comandante. "A gente sabe que é difícil perder o treinador no meio do campeonato. Não tenho nem palavras para falar do Wanderley, mas precisamos seguir no nosso barco, no mesmo ritmo", reforça o ex-flamenguista.
Com a saída de Keirrison para o badalado Barcelona, da Espanha, Obina assume a responsabilidade de principal goleador do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. O atleta tem três gols em seis apresentações pelo time paulista. "Passo a ter 80% da responsabilidade dos gols", avisa.
Para enfrentar o Avaí, Jorginho precisou administrar problemas no Palmeiras. O lateral direito Wendel está suspenso. Ele será substituído por Fabinho Capixaba. Já os meio-campistas Pierre e Diego Souza ficaram em tratamento durante toda a semana, mas vão atuar.
Durante a semana, Jorginho realizou dois coletivos na Academia de Futebol. Ele testou três peças diferentes no setor ofensivo, mas Deyvid Sacconi deve ganhar a concorrência com Willians e Ortigoza. Com isso, Diego Souza atuaria no ataque ao lado de Obina.
No Avaí, o grande problema está na lateral esquerda, com a contusão de Uendel. Eltinho é o favorito para assumir a posição. Na lateral oposta, Medina está totalmente liberado e pode ser uma surpresa.
Para o técnico Silas, a semana foi de especulações. Ele apareceu até como um dos nomes para assumir o próprio Palmeiras. "Isso atrapalha o nosso ambiente", reclama o ex-meio-campista, que fez sucesso com a camisa do São Paulo.
FICHA TÉCNICA
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Data: 05/07/2009 (domingo)
Horário: 18h30
Árbitro: Evandro Rogério Roman (Fifa-PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho e José Amilton Pontarolo (PR)
AVAÍ: Eduardo Martini; Ferdinando, Émerson, Anderson e Eltinho; Léo Gago, Xaves, Marquinhos e Muriqui; Luís Ricardo e Lima
Técnico: Silas
PALMEIRAS: Marcos; Fabinho Capixaba, Danilo, Maurício Ramos e Armero; Pierre, Souza, Cleiton Xavier e Deyvid Sacconi (Willians ou Ortigoza); Diego Souza e Obina.
Técnico: Jorginho (interino)