postado em 06/07/2009 13:55
O lateral esquerdo André Santos é o primeiro nome da lista de cotados para deixar o Corinthians rumo ao futebol estrangeiro. Campeão da Copa dos Confederações com a seleção brasileira na África do Sul, o jogador tem mercado garantido na Europa, mas garante que ainda não conhece seu futuro, ainda que aceite sair para um grande clube europeu. Até por isso, ele já se preocupa em aprender inglês.
"Ainda não comecei aula de nenhum idioma. Inglês, a gente vem enrolando, tentando aprender. É melhor porque todos os países entendem e falam", brincou o jogador, que também elogiou as cidades de Lyon, Roma e Milão. "Tenho curiosidade para conhecer as três, já tive grandes referências".
André Santos tem contrato com o clube do Parque São Jorge até 2011. Convocado por Dunga mesmo jogando no futebol brasileiro, ele não vê em uma transferência para a Europa a garantia de se manter na equipe verde-amarela. Embora atuar em um clube estrangeiro seja um sonho bem palpável.
"Foi jogando no Corinthians que cheguei à seleção. O Dunga me disse que não foi por um ou dois jogos. Tendo uma boa regularidade, suas chances aumentam. Se eu tiver sequência no Corinthians, vou brigar para disputar uma vaga", apontou o lateral, que, no entanto, não esconde o desejo de garantir sua independência financeira. "Quem não quer jogar em um grande clube da Europa?".
Defender uma equipe europeia de fato não significa lugar cativo na seleção brasileira. Marcelo, do Real Madrid, é um exemplo. Contudo, o flamenguista Juan, que por pouco não se transferiu para a Europa, também não se garantiu com Dunga atuando no Brasil. No último sábado, ele marcou um dos gols da vitória rubro-negra e, ainda assim, foi vaiado pela torcida no Estádio do Engenhão.