Superesportes

Ronaldo desequilibra, e Corinthians atropela Flu em casa no encerramento da 9ª rodada

postado em 08/07/2009 23:56
Por pouco a festa no retorno ao Pacaembu não foi ameaçada, nesta quarta-feira. Sete dias depois do título da Copa do Brasil, o Corinthians abriu vantagem de três gols na primeira etapa e tomou sufoco no segundo tempo, mas venceu o Fluminense, por 4 x 2, e encostou nos primeiros colocados do Brasileiro. Ronaldo desequilibrou, com três gols, os primeiros na competição com a camisa alvinegra.

Com o resultado, o Corinthians toma a quinta posição do Flamengo, com 14 pontos, a seis do líder Internacional. Por sua vez, o Fluminense estaciona nos dez, na 15; colocação. As duas equipes têm novo compromisso no domingo, pela décima rodada. O time paulista visita o Grêmio, no Estádio Olímpico, enquanto a formação carioca receberá o Santo André, no Estádio do Engenhão.

O único desfalque do técnico Mano Menezes foi o zagueiro William, poupado por um problema crônico no pé direito, que o incomoda desde a final do Campeonato Paulista. Na ocasião, o troféu da conquista caiu no pé do capitão da equipe alvinegra, que terá mais tempo para se recuperar definitivamente.

No Fluminense, Carlos Alberto Parreira não pode mais contar com o meio-campista Thiago Neves, cujo vínculo com o time das Laranjeiras se encerrou no final do mês passado. Com isso, o argentino Conca passou a ser o principável responsável pela armação das jogadas tricolores - com apoio do segundo volante Diguinho -, ao passo que Leandro Amaral ganhou nova chance no ataque, ao lado de Fred.

Meia hora antes do confronto, o volante Edu, que retorna ao Corinthians depois de nove anos no futebol europeu, entrou no gramado e foi muito aclamado pela torcida alvinegra. Na sequência, os jogadores titulares subiram dos vestiários com a taça do tricampeonato da Copa do Brasil e receberam a faixa da conquista das mãos dos atletas do time carioca. Mano, inclusive, recebeu-a de Parreira.

O jogo

Com a bola rolando, mais festa na capital paulista. Enquanto explodiam fogos de artifício no Pacaembu, os donos da casa logo partiram para cima. Dentinho avançou pela esquerda, e a zaga tricolor afastou o primeiro lance de perigo na partida. Na sequência, uma falta cobrada pelo lateral esquerdo André Santos também foi motivo de preocupação para a defesa adversária.

Com 15 minutos de jogo, o Corinthians tinha mais posse de bola e preocupava bastante o sistema defensivo carioca, que se safava como podia em sua área. Em compensação, as poucas oportunidades do Fluminense levavam mais risco ao gol do corintiano Felipe, especialmente com o atacante Fred.

Sete minutos mais tarde, Leandro Amaral fez ótimo cruzamento para Fred, que cabeceou para o fundo da rede. O assistente anulou o gol por impedimento. Não demorou para os donos da casa responderem. Ronaldo recebeu passe de Douglas em profundidade, livrou-se da zaga, tocou na saída do goleiro e partiu para comemorar seu primeiro gol no Brasileirão com a camisa alvinegra.

Os visitantes tentavam partir para cima, mas esbarravam na marcação corintiana. E, em um rápido contragolpe, o Corinthians chegou ao segundo gol, aos 29 minutos. Em troca de passes envolvente, Ronaldo encontrou Cristian na direita, que cruzou para Dentinho, na cara do gol, ampliar a vantagem.

Abatida, a formação tricolor sofreu o terceiro seis minutos depois. Ronaldo ganhou dividida no meio, tabelou com Douglas e recebeu na frente. Dentro da área, o atacante passou por dois zagueiros e tocou rasteiro no canto de Ricardo Berna, anotando seu segundo gol no confronto, o terceiro do Corinthians.

No início do segundo tempo, a superioridade do Corinthians após o primeiro gol da partida continuou. Sobrou espaço até para uma tabela entre Ronaldo e Douglas ao melhor estilo futevôlei. Também sobrou confiança para André Santos tentar sem grande sucesso chutar de primeira uma bola muito alta.

Sem o mesmo ímpeto do início da primeira etapa, os comandados de Parreira não tiveram menos sossego no segundo tempo. Mesmo com a boa diferença no marcador, o time corintiano seguia no ataque. Ora pela esquerda, com Dentinho bem avançado, ora pela direita, com Elias, que tinha a proteção de Diogo, o qual substituiu Alessandro logo depois do intervalo.

Mas a tranquilidade corintiana foi ameaçada a partir dos 23 minutos da etapa final. O argentino Conca arrancou do meio-campo, passou por dois marcadores e tocou na saída do goleiro Felipe, anotando um belo gol no Pacaembu e diminuindo a vantagem no placar. Logo depois, Alan recebeu na área, driblou Felipe e chutou para o gol. A bola desviou em Diego e entrou: 3 x 2.

Aos 36 minutos, Fred caiu perto da área, reclamou e foi expulso. Mesmo com dez homens em campo, o Fluminense tentou o empate. O castigo ocorreu três minutos depois. A zaga tricolor afastou investida corintiana e, no rebote, Ronaldo colocou com calma no ângulo direito de Ricardo Berna e fechou a conta.

FICHA TÉCNICA - CORINTHIANS 4 X 2 FLUMINENSE

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 8 de julho de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Gilson Coutinho e José Carlos Passos (ambos do PR)
Público total: 29.413
Renda: R$ 951.184,00
Cartões amarelos: André Santos (Corinthians); João Paulo (Fluminense)
Cartão vermelho: Fred (Fluminense)
Gols: CORINTHIANS: Ronaldo, aos 24 e aos 35 minutos do primeiro tempo e aos 29 minutos do segundo tempo; Dentinho, aos 29 minutos do primeiro tempo; e Diego (contra) aos 33 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE: Conca, aos 24 minutos do segundo tempo


CORINTHIANS:
Felipe; Alessandro (Diogo), Chicão, Diego e André Santos; Cristian, Elias, Douglas (Boquita); Dentinho, Jorge Henrique e Ronaldo (Henrique)
Técnico: Mano Menezes


FLUMINENSE:
Ricardo Berna; Mariano, Cássio, Edcarlos e João Paulo; Fabinho (Marquinho), Wellington Monteiro, Diguinho (Alan) e Conca; Leandro Amaral (Carlos Eduardo) e Fred
Técnico: Carlos Alberto Parreira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação