postado em 09/07/2009 14:46
A chegada do mês de julho representa no calendário do futebol brasileiro o início das rodadas de meio de semana no Campeonato Brasileiro e, na Série B, a situação não é muito diferente. Justamente por isso, o Vasco vem trabalhando no sentido de ter um bom desempenho nesse mês, que vai representar uma sequência de cinco jogos num intervalo inferior a 21 dias. Julho é visto como decisivo na Colina histórica.
"Logicamente que um mês com mais jogos acaba tendo um peso maior na campanha de uma equipe. Claro que temos que ter uma regularidade ao longo de toda a competição, mas, com toda a certeza, uma boa sequência nessas partidas de julho poderá deixar o Vasco numa situação invejável na tabela de classificação. Mas nós precisamos trabalhar muito para que as coisas aconteçam conforme estamos esperando", analisou o técnico Dorival Júnior.
A sequência vascaína começa neste sábado, às 16h10 (de Brasília), quando o cruzmaltino recebe a Ponte Preta em São Januário. Logo depois, na terça-feira, confronto diante do Vila Nova no Estádio Serra Dourada, em Goiânia-GO. Mais três dias se passarão e, em 17 de julho, o rival será o ABC, mais uma vez em São Januário.
No dia 25 de julho será a vez de medir forças com o tradicional Bahia, em Salvador-BA. Os times nordestinos continuam no roteiro vascaíno no dia 28, quando o mês será encerrado num duelo contra o Fortaleza, em São Januário. Se for levado em consideração que já há jogo no dia 1 de agosto, contra o Juventude, no Sul, a sequência será ainda maior.
"Serão todos jogos muito complicados, mas que devem ser encarados como uma grande oportunidade de entrarmos de vez na zona de classificação e embalarmos na competição. Mas continuo lembrando que as dificuldades serão maiores, pois aumenta a rotina de avião e de viagens, diminuindo o período de treinos e descanso. Porém, estamos todos preparados para o que vem pela frente, pois a Série B é a meta do Vasco para esta temporada e estamos focados nela", lembrou Dorival.
Os jogadores do Vasco reconhecem que existe uma ansiedade pelos compromissos que estão por vir. Principalmente porque o cruzmaltino tropeçou em seus últimos seis compromissos na Série B, sendo o último o empate sem gols com o Bragantino, em São Januário.
"Quando os resultados não estão acontecendo conforme você planejou, é natural que venha a ansiedade pelo próximo jogo, pois ele se torna a única oportunidade de mudarmos o rumo das coisas. Como em julho teremos muitas partidas, será importante termos um bom desempenho nesse mês, para que o segundo semestre seja bem mais tranquilo", disse o goleiro Fernando Prass.