Superesportes

São Paulo entra na briga para saber qual clube tem a maior torcida do Brasil

postado em 11/07/2009 08:30
A polêmica sobre qual time tem a maior torcida do país está longe de acabar. Depois de rubro-negros históricos, como Júnior e Raul Plasmann, minimizarem as declarações do atacante Ronaldo de que a do Corinthians é maior que a do time carioca, o São Paulo agora resolveu entrar na briga. Segundo o diretor de marketing do tricolor, Adalberto Dellape Baptista, a equipe do Morumbi ocupa a primeira posição entre os clubes brasileiros quando o assunto é o número de camisas vendidas.

;Não temos os últimos dados fechados, mas o São Paulo e o Corinthians são os primeiros em números de venda de camisas no Brasil. O Flamengo fica bem atrás. Nós vendemos cerca de 500 mil por ano, o Corinthians, aproximadamente a mesma coisa, e o Flamengo, segundo a última informação que tenho, vende entre 280 e 300 mil, apesar do tamanho e do potencial da torcida;, dispara Baptista.

E para conquistar cada vez mais a simpatia dos seus fãs, o São Paulo aposta pesado no departamento de marketing do clube. Prova disso é que procura lançar materiais novos para estar sempre em primeiro lugar no número de vendas. Baptista reconhece que o desempenho do time em campo interfere nos negócios. ;Com a saída da Libertadores e as últimas derrotas no Brasileiro, as vendas caíram um pouco. Mas é só o time voltar a vencer e pronto! O melhor investimento em termos de marketing e vendas de camisas no São Paulo é a conquista de títulos;, garante o dirigente.

Galo lidera na arquibancada

Quando o assunto é o apoio da torcida nas arquibancadas, outra surpresa. Até a nona rodada do Campeonato Brasileiro, o time que levou mais torcedores ao estádio foi o Atlético-MG. Segundo dados oficiais da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Galo tem uma média de 32.627 torcedores por partida. O Flamengo aparece logo atrás, com 32.024 rubro-negros por jogo. Já o Corinthians ocupa a modesta 10; posição, com 14.708 pessoas por confronto.

O apoio maciço da galera atleticana se justifica pela boa campanha do time do técnico Celso Roth no Nacional. Atualmente na vice-liderança, apenas dois pontos atrás do Internacional (20 x 18), os mineiros parecem dispostos a brigar por seu segundo título do campeonato ; o primeiro foi em 1971.

A tímida presença do torcedor corintiano no estádio também tem uma razão. A equipe de Ronaldo, Dentinho, Jorge Henrique e Cia. estava focada na disputa da Copa do Brasil ; da qual ficou com o título ; e atuava no Brasileirão com reservas. No primeiro confronto após a conquista do torneio nacional, na quarta-feira, a Fiel corintiana já colocou 29.413 torcedores na vitória sobre o Fluminense (4 x 2), no Pacaembu. (CEC)

Mais informações na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação