Rio de Janeiro ; Depois de seis jogos sem vencer na Série B do Campeonato Brasileiro ; oito, contando a Copa do Brasil ;, o Vasco reencontrou o caminho das vitórias neste sábado, em São Januário, onde derrotou a Ponte Preta por 3 x 0, pela 10; rodada.
Robinho e Élton (duas vezes) marcaram os gols que acabaram com outro jejum: o de três partidas sem balançar as redes dos rivais atuando em seus domínios. Porém o resultado não foi suficiente para recolocar os cariocas na zona de classificação. Agora com 17 pontos, o time do técnico Dorival Júnior segue em oitavo lugar. A Macaca, também fora do G-4, tem a mesma pontuação, mas uma vitória a mais.
A partida começou com o Vasco muito nervoso em campo, sentindo a pressão pelos últimos tropeços. Por causa disso e devido a desfalques importantes, como o do meia Carlos Alberto, suspenso, a equipe cruzmaltina errava muitos passes e tinha dificuldades de criação.
O jogo era muito disputado, mas com pouca emoção, pois a Ponte Preta se limitava a explorar os contra-ataques. A estratégia quase deu certo aos 13 minutos, quando Edílson cobrou falta e o goleiro Fernando Prass defendeu no susto.
Quando parecia que não conseguiria armar boas jogadas, o Vasco abriu o placar aos 26 minutos. Fágner fez ótimo cruzamento da direita e Robinho cabeceou sem chances para o goleiro Gilson.
A Ponte chegou perto do empate dois minutos depois, novamente numa cobrança de falta de Edílson, que desta vez acertou o travessão. Depois disso, a Macaca tentou sair mais, porém sem qualidade. Melhor para o Vasco, que passou a ter os contra-ataques a seu favor.
Com o jogo a seu feitio, o Vasco ampliou nos acréscimos do primeiro tempo. Souza invadiu a área e foi derrubado por Marrom. O árbitro Cláudio Mercante não teve dúvidas em anotar o pênalti, convertido por Élton.
Jogo aberto
No segundo tempo, o jogo foi ficando aberto e as chances começaram a aparecer. Aos 26 minutos, Robinho se aproveitou de falha de Gum, driblou o goleiro, mas perdeu o ângulo e a defesa conseguiu afastar. No minuto seguinte, o time de Campinas respondeu num chute forte de Márcio Mexerica, que Fernando Prass defendeu.
A situação da Ponte Preta se complicou ainda mais aos 32 minutos, quando Gercimar fois expulso por entrada violenta em Souza. Melhor para o Vasco, que ainda teve tempo de ampliar, aos 45 minutos. Élton foi lançado livre na área e chutou de esquerda na saída do goleiro, definindo o marcador.
As duas equipes voltam a campo na próxima terça-feira. O Vasco visita o Vila Nova, no Serra Dourada, em Goiânia, às 21h. Um pouco mais cedo, às 19h30, a Ponte Preta recebe o Campinense no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).
FICHA TÉCNICA
VASCO 3 X 0 PONTE PRETA
VASCO
Fernando Prass; Fagner, Vilson, Titi e Ramon; Nilton, Souza, Jeferson (Ernani) e Alex Teixeira (Alan Kardec); Robinho (Magno) e élton
Técnico: Dorival Júnior
PONTE PRETA
Gilson; Edílson, Gum, Dezinho e Marrom; Gercimar, Pirão, Tinga (Lins) e Fabiano Gadelha (Diego Sales); Danilo Neco (Márcio Mexerico) e Evando
Técnico: Pintado
Local: São Januário, no Rio de Janeiro
Árbitro: Cláudio Mercante (PE)
Gols: Robinho, aos 26, e Élton aos 46 minutos do 1; tempo; Élton, aos 45 minutos do 2; tempo
Cartões amarelos: Ramon, Alex Teixeira, Titi, Edílson, Marrom, Gercimar e Pirão
Cartão vermelho: Gercimar