postado em 12/07/2009 10:42
Depois de 131 corridas, Mark Webber finalmente conquista sua primeira vitória na Fórmula 1. Com uma grande atuação neste domingo (12/7), o australiano conquistou o primeiro lugar no pódio no GP da Alemanha mesmo tendo cumprido um "drive through" na primeira parte da disputa.
O único ponto negativo de Webber, de 32 anos, neste domingo foi na largada, quando, ao perceber que seria ultrapassado por Rubens Barrichello, jogou o carro para cima do brasileiro, que escapou por pouco. Punido com uma passagem extra pelos boxes, ele pisou fundo e contou com um dia ruim do piloto da Brawn para vencer.
Trata-se da primeira vitória da Austrália na principal categoria do automobilismo mundial desde que Alan Jones venceu o GP dos Estados Unidos, em Las Vegas, em 1981. Curiosamente, esta prova marcou o primeiro título mundial de Nelson Piquet.
O resultado em Nurburgring também faz Webber entrar de vez na briga pelo título: com 45,5 pontos, ele é o terceiro colocado no Mundial, contra 47 de seu companheiro de time, Sebastian Vettel.
A liderança segue com Jenson Button, que agora possui 68 pontos, contra 44 de Rubinho, agora quarto na classificação. O veterano brasileiro, aliás, foi do céu ao inferno durante a prova: após assumir a ponta, ele acabou voltando atrás de Felipe Massa em seu primeiro pit stop. Perdeu muito tempo atrás do compatriota, que demorou para ir aos boxes, e depois não conseguiu abrir devido a um problema com seu pneu traseiro.
Como se não bastasse, Barrichello ainda sofreu com um problema de reabastecimento em sua segunda parada, perdendo a chance de pódio. No final da corrida, a Brawn ainda explicitou o fato de Jenson Button ser o primeiro piloto do time ao chamar Rubinho primeiro aos boxes na terceira parada, permitindo a troca de posição entre os dois, que terminaram respectivamente em quinto e sexto.
O Brasil, entretanto, tem motivos para sorrir com Felipe Massa, que fez uma sensacional corrida e conseguiu seu primeiro pódio no ano, chegando atrás apenas da dupla da Red Bull. Outro brasileiro na pista, Nelsinho Piquet terminou a corrida em 13º lugar, mais uma vez sem pontos - segundo boatos que circulam pelo paddock, o jovem corre sério risco de perder o emprego antes da próxima corrida, o GP da Hungria, no dia 26.
Quem também pode ter se despedido da Fórmula 1 é o francês Sébastien Bourdais. Pior piloto do treino classificatório e com desempenhos pífios ao longo do ano, o piloto da Toro Rosso abandonou melancolicamente a prova deste domingo com um problema mecânico.
Confira o resultado final do GP da Alemanha:
1 - Mark Webber (AUS/Red Bull) - 60 voltas
2 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 9s2
3 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 15s9
4 - Nico Rosberg (ALE/Williams) - a 21s
5 - Jenson Button (ING/Brawn GP) - a 23s6
6 - Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP) - a 24s4
7 - Fernando Alonso (ESP/Renault) - a 24s8
8 - Heikki Kovalainen (FIN/McLaren) - a 58s6
9 - Timo Glock (ALE/Toyota) - a 61s4
10 - Nick Heidfeld (ALE/BMW Sauber) - a 61s9
11 - Giancarlo Fisichella (ITA/Force India) - a 62s3
12 - Kazuki Nakajima (JAP/Williams) - a 62s8
13 - Nelsinho Piquet (BRA/Renault) - a 68s3
14 - Robert Kubica (POL/BMW Sauber) - a 69s5
15 - Adrian Sutil (ALE/Force India) - a 71s9
16 - Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a 90s2
17 - Jarno Trulli (ITA/Toyota) - a 90s9
18 - Lewis Hamilton (ING/McLaren) - a uma volta
Abandonaram:
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso)