postado em 12/07/2009 15:33
O Brasil conquistou mais dois ouros na Copa do Mundo de Judô, realizada em Belo Horizonte, com os paulistas Tiago Camilo (até 90 kg) e Leandro Guilheiro (até 73 kg). No sábado, três brasileiros já haviam subido ao lugar mais alto do pódio.
Camilo, campeão mundial em 2007 e medalha de prata nas Olimpíadas de Sydney, sagrou-se campeão ao superar outro brasileiro na final. Com um wazari e um yuko, venceu Eduardo Santos, que conseguiu dois yukos.
Na campanha pelo ouro, Camilo venceu Hugo Pessanha, também por pontos, o salvadorenho Franklin Cisneros e o paraguaio Francisco Ozuna, por ippon.
Guilheiro teve campanha ainda melhor e venceu as quatro lutas que disputou antes que o tempo se esgotasse. Começou com um ippon sobre Victor Karabouniotis, da Grécia, venceu Jan Philippe Gagnon, do Canadá, com dois wazaris e aplicou o golpe perfeito contra Peter Scharinger, da Áustria, na decisão, em Yoel Razvozov, de Israel.
"O único confronto que tive com o Razvozov foi nos Jogos de Atenas. Ele está muito bem esse ano e eu esperava essa final contra ele. Ainda bem que consegui um ippon", disse ao canal Sportv.