postado em 13/07/2009 09:43
O Ginásio Pavilhão Atlântico, em Lisboa, assistiu a uma final brasileira, no torneio feminino de tênis de mesa dos Jogos da Lusofonia neste domingo. E, mais concentrada desde o início da partida, Lígia Silva não deu chances à Mariany Nonaka, superando a companheira de equipe, por 4 a 0 (11/8, 11/6, 11/9 e 11/4).
O pódio só não foi totalmente verde-amarelo porque, na disputa pelo bronze, a portuguesa Ana Cristina Neves derrotou Livia Mizobuchi por 11/7, 11/7, 11/8, 8/11 e 11/06.
Feliz com seu desempenho, Lígia disse que o maior mérito para a modalidade foi ter colocado duas brasileiras novamente em uma final. "Somos uma equipe e o mais importante para nós é que fizemos uma final brasileira. Mas, pessoalmente fiquei lisonjeada de ter sido a primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos da Lusofonia", comemorou a atleta, que foi a primeira brasileira a disputar o torneio individual em uma edição dos Jogos Olímpicos, em Sydney-2000.
A principal meta da mesatenista é disputar a competição novamente em Londres-2012. "Temos que aprender a vencer na hora certa. O importante é começar bem o Ciclo Olímpico e fazer bem os Jogos Sul-americanos Medellín-2010, os Jogos Pan-americanos Guadalajara-2011 para chegar da melhor maneira possível a Londres. O trabalho é de longo prazo, mas é o meu principal objetivo", afirmou.
Entre os homens, o domingo não foi de vitórias e nenhum deles chegou a disputar medalhas no torneio individual. A competição de tênis de mesa continua nesta segunda-feira.