postado em 13/07/2009 14:47
A semana do clássico Gre-Nal começou. Porém, existe rodada na quarta-feira (15/7), o que pode complicar a escalação das duas equipes no jogo que comemora os 100 anos do confronto, no domingo - o centenário do duelo ocorre no sábado, 18 de julho. Com muitos pendurados, as partidas pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro servirão como um fator moral para as equipes e as escalações passarão pelo o que ocorrer no campo.
A situação mais delicada é a do Inter. Apesar de ocupar a vice-liderança da competição, o clima está longe de ser o ideal no Beira-rio. O fraco desempenho do time nos últimos confrontos faz o técnico Tite balançar, mesmo que a direção assegure sua permanência. Uma semana ruim pode determinar a troca no comando da equipe.
Na quarta-feira, os colorados recebem o Fluminense, em casa. A partida promete ser tensa fora de campo, já que a torcida mostra impaciência com o treinador que conquistou a Sul-americana e o Gauchão pelo clube. Diante do Tricolor das Laranjeiras, o Inter terá quatro pendurados - Danilo Silva, Marcelo Cordeiro, Glaydson e Alecsandro. Do quarteto, Danilo Silva e Glaydson deverão ser titulares.
Diante do Flu, Bolívar e Giuliano, suspensos, não jogam. Quem também fica de fora é o volante Sandro, lesionado. Segundo a previsão do departamento médico, o meio-campista deverá ter condições de entrar em campo no clássico.
A segunda-feira também será decisiva fora de campo. Kléber, D'Alessandro e Tite serão julgados no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devido às confusões da final da Copa do Brasil contra o Corinthians. O caso que mais preocupa é o do argentino, que pode pegar uma punição pesada pela "tentativa" de briga que protagonizou.
No lado azul do Rio Grande, a clima de tranquilidade voltou a reinar. Apesar de algum tipo de insatisfação demonstrado pelos torcedores após a eliminação na Libertadores, a paz dá o tom no Olímpico, graças à vitória sobre o Corinthians. O clube está em ascensão e com os resultados paralelos lhe beneficiando pode ao bater o rival entrar no G-4.
No meio da semana, o adversário será o Coritiba, na capital paranaense. Souza, que recebeu o terceiro amarelo no fim de semana, fica de fora e é presença certa no Gre-Nal. Ao todo, são seis os pendurados - Tcheco, Alex Mineiro, Léo, Fábio Santos, Túlio e Réver. Desses, Túlio e Réver com dores musculares são dúvidas para enfrentar o Coxa. Já Alex Mineiro deverá iniciar a partida no banco de reserva.
São as dúvidas para o clássico, que ainda parece distante, mas está logo ali. Um Gre-Nal que comemora 100 anos de história e que pode mudar o rumo dos clubes na temporada. Mas antes, há a quarta-feira.