postado em 14/07/2009 09:15
No mundo do tênis, ninguém costuma correr o equivalente a 42,2km em uma partida. Mas isso não quer dizer que o Campeonato Brasileiro Juvenil, competição iniciada ontem nas quadras da Academia de Tênis, não seja uma verdadeira maratona de saques, voleios e golpes de direita e de esquerda.
Para começar, 648 atletas, de 23 estados, estão em BrasÃlia em busca dos oito troféus de campeão distribuÃdos nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos, no masculino e feminino. Apenas ontem, incrÃveis 153 partidas estavam programadas.
Pelo lado da capital, 73 tenistas se inscreveram. E do total, o brasiliense Marcos Bernardes chamou atenção quando entrou em quadra por um motivo simples: aos 14 anos, ele é o atleta de BrasÃlia mais bem posicionado no ranking brasileiro de sua categoria, aparecendo como o quarto melhor do paÃs.
Marcos, da AABB, treinado por Mário Mendonça, disputa este ano seu terceiro Campeonato Brasileiro. E a caminhada rumo ao sonhado tÃtulo começou ontem com um belo resultado. Na estréia, ele enfrentou o carioca João Freitas e não teve qualquer dificuldade para superar o rival por 2 x 0, com parciais de 6/1 e 6/1. "Foi um jogo tranquilo", avaliou. "Eu joguei bem. Meu saque estava bom e espero continuar jogando assim amanhã (hoje)", continuou.
Hoje, às 14h, Marcos enfrenta o paranaense André Baldo. Os dois jamais se enfrentaram em um jogo de simples e por isso mesmo, assim que terminou sua partida, o brasiliense tratou de dar uma espiada na quadra ao lado, onde estava sendo travado o confronto que definiria seu próximo rival. "Deu para ver só dois pontinhos, porque o jogo deles estava no fim também. Não o conheço, mas pelo o pouco que eu vi vou ter que jogar firme e sacar bem para ter chances de ganhar", avaliou o candango.
Veja videorreportagem sobre o Campeonato Brasileiro:
Baldo, por sua vez, se recorda de Marcos Bernardes. Este ano, na etapa de Cutiriba do Circuito Credicard, ele enfrentou o brasiliense em um jogo de duplas e venceu. "Foi só esse jogo que fiz com ele. Mas deu para perceber que a bola dele vem na linha da cintura, o que é uma coisa que eu gosto. Dá para bater mais forte e acho que, por isso, o jogo vai ser muito forte", acredita o paranaense, 34º do ranking brasileiro.
QUEM É ELE
Nome: Marcos Peres Bernardes
Data de nascimento: 3 de agosto de 1995
Local: BrasÃlia
Altura: 1,70m
Peso: 62kg
Clube: AABB
Técnico: Mário Mendonça
Empunhadura: destro
Ranking brasileiro: 4º da categoria
14 anos
Principais resultados em 2009:
» campeão em Campo Grande
» campeão em Uberlândia
» semifinalista em Curitiba
» semifinalista na Copa Guga (Florianópolis)
Momento inesquecÃvel
A segunda-feira foi especial também para o pequenino
Rafael Wagner. Aos 10 anos, ele conquistou ontem a primeira vitória de sua carreira em um Campeonato Brasileiro. Jogando pela categoria 12 anos, Rafinha, como é conhecido, enfrentou o carioca Bernardo Ferreira e venceu por 2 x 0, com parciais de 6/2 e 6/0. "Joguei bem. Estou muito feliz com esta minha primeira vitória", comemorou. Hoje, às 10h30, Rafael Wagner duela com o paulista Leonardo Couto.
Melhor candanga joga hoje
Quem também entra em quadra, à s 8h, é a goiana, radicada em BrasÃlia há 9 anos, Lara Souza Soares. Tenista do Iate Clube, treinada por Santos Dumont, Lara é a melhor brasiliense no ranking nacional, ocupando a 5ª posição na categoria 12 anos. Lara, que este ano conquistou tÃtulos em Salvador e Aracaju, enfrenta a baiana Luiza Souza.
Quer torcer?
Campeonato Brasileiro Juvenil
Categoria 14 anos %u2013 2ª rodada
Marcos Bernardes (DF) x André Baldo (PR)
Hoje
Horário: 14h (pode haver atraso em decorrência da programação)
Local: Academia de Tênis
Entrada franca