postado em 14/07/2009 09:48
Os donos de duas das piores campanhas da Série B do Campeonato Brasileiro lidam com problemas distintos em duelo que pode tirar um dos dois da zona de rebaixamento. Enquanto Flávio Lopes não assume, o interino Wassil Mendes comanda o ABC às 21h50 (de Brasília) desta terça-feira contra um São Caetano cheio de desfalques que visita o Frasqueirão.
Na primeira partida sem o comando de Arthurzinho, os potiguares iniciam uma reformulação em meio à competição para evitar a volta à terceira divisão nacional. O clube inicia décima rodada em 18º lugar, com apenas sete pontos, e a diretoria estuda dispensas.
Antes de definir um novo elenco, entretanto, a idea é garantir os três pontos em casa. A cúpula fez uma promoção, deixando o preço dos ingressos pela metade e lançando a campanha "Agora é a hora do torcedor de verdade" para motivar um grande público nesta terça-feira. Contudo, quem for ao estádio, não sabe por quais jogadores vai torcer.
A fixação por arquibancadas lotadas mesmo sem gerar os mesmos lucros tem explicação. Se triunfar nesta terça-feira, os ABCdistas deixam as quatro últimas colocações e podem, enfim, respirar mais aliviado na briga para ascender na tabela e até sonhar com o acesso.
À frente dos profissionais apenas enquanto Flávio Lopes não inicia seus trabalhos, Wassil tem dúvidas na escalação e por isso deve manter a formação que perdeu por 2 x 0 para o Ceará no último sábado, em Fortaleza. A partida diante do São Caetano será uma oportunidade para o substituto de Arthurzinho acompanhar das tribunas qual atleta pode ser aproveitado na nova fase que o Alvinegro tenta iniciar.
Retomada que também está nos planos do Azulão. Apesar de ainda manter Antonio Carlos chefiando a comissão técnica, os paulistas estão cientes de que precisam reagir. A equipe viaja a Natal ocupando a última posição da Segundona, com somente seis pontos somados em 30 possíveis. Entretanto, se vencer fora de casa, pode deixar a zona de rebaixamento caso Campinense, Juventude e Paraná tropecem na rodada.
Porém, para voltar do Nordeste com três pontos, o clube paulista terá de lidar com quatro desfalques. O lateral direito Roger e o volante Ademir Sopa estão vetados por contusão, enquanto o zagueiro Douglas cumpre suspensão por ter sido expulso no empate contra a Portuguesa na última rodada. O mesmo acontece com o volante Adriano, que recebeu o terceiro cartão amarelo naquele jogo.
Como alento, Zago poderá escalar o zagueiro Anderson Marques, já recuperado de dores na coluna, e o lateral esquerdo Bruno Recife, vetado diante da Lusa por ainda estar vinculado à agremiação do Canindé. Completando o time, Tobi deve ser o escolhido para marcar no meio campo. Patrício e Nego disputam a vaga na direita.