postado em 14/07/2009 09:57
Sem derrota há três jogos, a Portuguesa há três rodadas não consegue passar da 5ª colocação da Série B do Campeonato Brasileiro. Sua busca pelo G-4, no entanto, pode ser finalmente encerrada nesta terça-feira, às 21h50 (de Brasília), quando a equipe tenta barrar o bom momento do vice-líder Atlético-GO para tomar sua posição na zona de acesso.
Se tivesse conseguido um resultado melhor que o empate por 1 x 1 com o São Caetano na última rodada, a Portuguesa já teria sua vaga entre os quatro melhores, mas em sua 11ª partida terá sua oportunidade definitiva. Com 18 pontos, invade o G-4 se bater o Atlético-GO, segundo colocado com 20 pontos. O duelo direto será disputado no Canindé, na capital paulista.
"Nós sabemos da importância que este jogo tem. O Atlético vem fazendo uma boa campanha e está brigando conosco pelo topo da tabela. Esperamos um jogo complicado, mas vamos jogar no Canindé e só podemos pensar em buscar a vitória", afirmou o técnico Paulo Bonamigo, que terá problemas para escalar a Lusa.
O zagueiro Bruno Rodrigo e o volante Acleisson ficam fora por conta de suspensão com o terceiro cartão amarelo recebido, enquanto Christian será desfalque por ter sido expulso na partida contra o São Caetano. Outro atacante, Kempes, ainda é dúvida, com dores na coxa direita, e depende de avaliação do departamento médico. Se o setor ofensivo é o que mais complica a Lusa, tem sido o destaque do Atlético-GO.
O time tem o segundo melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com 22 gols marcados em 10 jogos - apenas o Atlético-MG, líder da Série A, tem desempenho melhor, com 23 tentos. A postura do Atlético-GO, que não perde há cinco jogos, causa preocupações no Canindé, mas o meia Marco Antonio já estuda como usar isso a favor no embate desta terça-feira.
"Eu assisti alguns jogos do Atlético e eles não costumam ficar atrás quando atuam fora de casa. Acredito que será um jogo mais aberto e poderemos usar isso a nosso favor. Vamos enfrentar um concorrente direto e queremos a vitória", disse o meia rubro-verde, que deverá ser bem marcado pelos atletas do Tricolor goiano, já que o técnico Mauro Fernandes tem poucos desfalques.
Com o terceiro cartão amarelo recebido, o zagueiro Gil fica fora, junto com o volante Agenor e o meia Anaílson, que continuam lesionados. A novidade deve ser a estreia de Leandro Amaro, contratado junto ao Marília e que pela primeira vez poderá ajudar o elenco goiano a diminuir a desvantagem em relação ao Guarani - o Bugre está seis pontos na frente do segundo lugar.