postado em 14/07/2009 16:36
A chegada de Paulo Autuori no Grêmio aumentou sensivelmente a utilização dos jogadores jovens, característica que Celso Roth não teve em sua passagem pelo clube. Desde que assumiu, Autuori subiu inúmeros jogadores da base para os profissionais, entre eles o zagueiro Mário Fernandes, o atacante Róberson, o volante Fernando e os laterais Bruno Collaço e Spessato.
Diante do Coritiba, na quarta-feira, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro, o treinador não poderá contar com o meia Souza. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, ele dará lugar a Maylson, que possui um estilo de jogo um pouco mais defensivo.
"O Maylson tem características diferentes do Souza, mas espero que ele faça um bom jogo por tudo que vem fazendo nos treinamentos", analisou o treinador.
Maylson, de 20 anos, não está subindo agora para os profissionais. Esta é a sua terceira temporada entre o elenco principal do clube. O meio-campista estreou com a camisa tricolor em 2007, com Mano Menezes. Depois disso, foi pouco utilizado. Lesões atrapalharam a sua afirmação. Agora, ele deverá receber chances com maior constância.
A utilização de jovens é uma das tarefas que Autuori se propôs a realizar quando acertou sua vinda para o Olímpico. Além de comandar o time principal, ele possui gerência nas categorias de base. Desde a chegada do técnico, grandes mudanças estão sendo realizadas no comando dos times inferiores do Grêmio.