postado em 14/07/2009 21:30
O futebol de Campinas vive uma grande fase no Campeonato Brasileiro da Série B. Depois do Guarani se estabelecer na liderança da competição, nesta terça-feira a Ponte Preta derrotou o Campinense por 3 x 0, no estádio Moisés Lucarelli, e alcançou o grupo do acesso para a Primeira Divisão.
[SAIBAMAIS]
Em uma noite inspirada de Danilo Neco e Lins, a Macaca dominou todo o confronto e chegou à vitória sem maiores problemas. O Campinense pouco ameaçou durante os 90 minutos e acabou sendo uma vítima fácil para a rápida movimentação do ataque ponte-pretano.
Com a vitória, a Ponte Preta chegou aos 20 pontos e assumiu provisoriamente a segunda colocação no campeonato. Contudo, o complemento da rodada nesta noite irá alterar a situação da Macaca na competição. Em contrapartida, o Campinense segue em situação muito complicada e ocupa a indigesta 19ª posição, com apenas seis tentos somados.
As duas equipes retornam a campo no próximo sábado, às 16h10, horário de Brasília. Embalada, a Ponte Preta vai a Bragança Paulista para encarar o Bragantino. Por outro lado, o Campinense recebe no Amigão o Bahia.
O jogo
Buscando se reabilitar na Série B, após sofrer uma derrota de 3 x 0 para o Vasco na última rodada, a Ponte Preta iniciou a partida pressionando o Campinense e em busca de abrir o placar nos primeiros instantes de duelo. Aos dois minutos, Danilo Neco e Lins fizeram boa jogada na entrada da área e, no bate rebate, a bola sobrou para Evando. O meia-atacante ficou à frente do goleiro adversário e exigiu uma excelente defesa de Fabiano.
Entretanto, o Campinense respondeu logo em seguida e assustou Gilson pela primeira vez com quatro minutos. Fábio Júnior recebeu na intermediária, driblou Gum e arriscou de fora da área. A bola passou perto do travessão ponte-pretano.
A Ponte Preta não se intimidou com a oportunidade criada pelos visitantes e abriu o placar com apenas 10 minutos de duelo. Após bate-rebate na entrada da área, o meio-campo Lins ficou com a sobra da bola, dominou à frente da área e tocou com categoria na saída de Fabiano.
A partida caiu de nível após o gol da Macaca e as equipes se limitaram a truncar o confronto no meio-campo. Os adversários erraram muitos passes e cometeram muitas faltas até o final da primeira etapa. Contudo, um lance de inspiração individual mudou o panorama para o segundo tempo.
Aos 46 minutos, já nos acréscimos, Danilo Neco recebeu na ponta direita, driblou três zagueiros do Campinense, invadiu a área e fintou o goleiro antes de tocar para as redes. Um golaço da Ponte Preta para aumentar a vantagem no placar.
Os donos da casa subiram a marcação e pressionaram o adversário no início da segunda etapa. Mesmo à frente e com boa diferença no marcador, a Ponte Preta seguia atacando com perigo, especialmente pela liberdade no setor de meio-campo.
Justamente em uma falha de marcação do meio-campo paraibano, a Ponte Preta chegou ao terceiro gol. Aos 10 minutos, Evando recebeu livre na intermediária e deu um belo lançamento para Lins. O meia dominou e tocou para Fabiano Gadelha, que teve o trabalho de apenas completar o lance para o fundo gol.
A grande diferença entre as equipes fez a partida cair de ritmo após a Ponte garantir os três pontos. O Campinense, por sua vez, chegou ao gol adversário em apenas uma oportunidade. Aos 33 minutos, Washington recebeu na entrada da área e arriscou. A bola explodiu no travessão e assustou por apenas um instante o torcedor da Macaca.
Os mandantes seguraram a bola e apenas esperaram o apito final para comemorar mais uma vitória na Série B. A Macaca retorna ao G-4 e garantiram um excelente resultado dentro de casa.