Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Com espírito de luta, Vasco vence o Vila Nova e se aproxima do G-4

O Vasco não fez uma grande partida, mas conseguiu uma importante vitória no Campeonato Brasileiro da série B ao derrotar o Vila Nova por 2 x 0 em jogo disputado na noite desta terça-feira, no Serra Dourada, em Goiânia.
[SAIBAMAIS]
Mesmo atuando com dez jogadores desde o início por causa da expulsão de Robinho, o time de Dorival Júnior foi premiado pelo espírito de luta demonstrado durante os 90 minutos, além de mostrar eficiência pata aproveitar as poucas oportunidades que apareceram. Já o Vila Nova não soube aproveitar a superioridade numérica e ainda desperdiçou chances claras para obter um resultado melhor. Ao final, o time da casa foi muito hostilizado pela torcida.

Com o resultado, o Vasco subiu para a quinta posição na tabela de classificação com 20 pontos ganhos enquanto o Vila Nova, cada vez mais ameaçado, está na décima quinta posição com apenas 12 pontos ganhos. Na próxima rodada o Vasco receberá o ABC em São Januário enquanto o Vila Nova vai a Florianópolis encarar o Figueirense.

O jogo

O Vila Nova começou no ataque e logo no primeiro minuto, Leonardo cabeceou por cima do travessão e assustou o goleiro do Vasco. Aos seis minutos quando as equipes ainda se estudavam, Osmar e Robinho se desentenderam na lateral e o atacante do Vasco acabou atingindo o adversário com um tapa e foi expulso de campo. Com um jogador a menos, o time carioca passou a prender a bola para evitar o desgaste físico.

Já o Vila Nova tentava imprimir um ritmo mais veloz porém esbarrava na limitação técnica dos seus jogadores e errava muitos passes. Mesmo inferiorizado numericamente o Vasco chegava com mais perigo, principalmente através de Élton que dava grande trabalho aos zagueiros goianos.

Aos 24, o atacante vascaíno entrou na área, cruzou e Cocito quase marcou contra ao tentar salvar. Aos 27 minutos, Cocito cometeu falta violenta sobre Élton ao lado da área, mas recebeu apenas o cartão amarelo. Na cobrança, o lateral Fagner encobriu o goleiro Juninho que calculou mal a saída e marcou o primeiro gol da partida.

O gol animou o Vasco que poderia ter chegado ao segundo aos 31 com Alex Teixeira e fez o Vila ficar muito nervoso em campo. Aos 35, Fagner cobrou outra falta com perigo e quase ampliou para a equipe cruzmaltina.

Nos minutos finais da primeira etapa, o Vila Nova pressionou em busca do gol do empate mas não conseguiu criar qualquer jogada de perigo até o final.

O Vila Nova voltou para o segundo tempo com o atacante Vanderlei no lugar do volante Cocito. E com três atacantes, o time dirigido por Vágner Benazzi passou a pressionar em busca do gol de empate. Aos dois minutos, William concluiu para boa defesa de Fernando Prass. O goleiro da equipe carioca voltou a brilhar aos oito minutos fazendo grande defesa em cabeçada de Vanderlei.

O Vasco tinha dificuldades para criar jogadas de ataque e se limitava apenas a suportar a pressão dos donos da casa. Só aos dez minutos é que o time de Dorival Júnior chegou na área do Vila. Fágner fez boa jogada e lançou Titi que entrou na área, mas adiantou a bola e permitiu a defesa do goleiro Juninho. Aos 22 minutos, o Vila Nova desperdiçou uma oportunidade incrível para empatar.

Após cruzamento da esquerda, Willian cruzou da esquerda, Leonardo, na frente do goleiro, cabeceou, mas Fernando Prass conseguiu uma bela defesa parcial e na sobra Vanderlei perdeu chance incrível, sozinho, dentro da pequena área ao cabecear no travessão.

Logo depois o time goiano foi castigado pelo segundo gol do Vasco. Aos 24 minutos, Paulo Sérgio arrancou pela intermediária e cruzou para Élton cabecear sem chances para Juninho.

Com a partida decidida, o time carioca passou a administrar a vantagem enquanto o Vila Nova seguiu pressionando em busca de, pelo menos, um gol. Mas seus atacantes continuaram desperdiçando chances, como aconteceu com Leandrinho aos 34 minutos, enquanto o Vasco apenas procurou tocar a bola até o final para garantir a importante vitória fora de casa.

FICHA TÉCNICA - VILA NOVA-GO 0 x 2 VASCO

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 14 de julho de 2009 (Terça-feira)
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Salvio Spinola Fagundes Filho (Fifa-SP)
Assistentes: Hilton de Melo (SP) e Everson Luquesi (SP)
Cartão Amarelo: Thiago Carvalho,Leonardo, Pachola, Cocito e Otacílio (Vila Nova); Titi (Vasco)
Cartão Vermelho: Robinho(Vasco)
Gols: VASCO:Fágner aos 28 minutos do primeiro tempo e Élton aos 24 minutos do segundo tempo

VILA NOVA: Juninho, Osmar, Thiago Carvalho, Leonardo e Ralph(Dida); Cocito(Vanderlei), Rafinha, Pachola e Otacílio; William e Rogério(Leandrinho)
Técnico: Vágner Benazzi

VASCO: Fernando Prass, Fágner (Magno), Vilson, Titi e Ernani; Amaral, Nilton, Souza(Enrico) e Alex Teixeira(Paulo Sérgio); Elton e Robinho
Técnico: Dorival Júnior