postado em 17/07/2009 09:56
Depois de três meses e meio de preparação, a seleção brasileira juvenil feminina de vôlei estreou com o pé direito no Campeonato Mundial da categoria, nesta quinta-feira. A equipe comandada pelo técnico Antonio Rizola derrotou a Polônia por 3 sets a 1, parciais de 25/16, 22/25, 25/13 e 25/20, no ginásio Auditoria del Estado Ciudad Deportiva, em Mexicali.
"Conseguimos vencer nosso principal adversário no grupo C. Temos 12 jogadoras importantes em nosso time e não apenas seis. Podemos fazer várias mudanças durante uma partida e manter a qualidade", comemorou Rizola, fazendo questão de exaltar a atuação da equipe polonesa. "Elas fizeram um grande jogo. Gosto muito de uma partida como esta, em que os dois treinadores jogam taticamente", afirmou.
Comandada pela oposto Isadora, que terminou a partida como a maior pontuadora, com 19 acertos - 16 de ataque e três de bloqueio -, a seleção brasileira começou o primeiro set em ritmo acelerado e logo abriu 5/1. Forte no bloqueio, o Brasil se aproveitou dos erros adversários, sobretudo no saque e no ataque, para aumentar a diferença. Na segunda parada técnica obrigatória, o placar apontava 16/6 para as brasileiras.
A torcida das jogadoras reservas da Polônia e os gritos de "Polska! Polska" de nada adiantaram e o Brasil manteve o domínio até o fim, fechando a primeira parcial em 25/16.
No segundo set, o panorama foi bem diferente. Enquanto as brasileiras pecavam no ataque e na defesa, as polonesas reagiram e chegaram a fazer 13/6. O Brasil ensaiou uma reação, diminuindo a diferença para 20/18. Mas foi a Polônia que conseguiu fechar a parcial em 25/22.
"Toda estreia é nervosa. Esta não foi diferente. Depois de ganharmos o primeiro set com certa tranquilidade, voltamos um pouco fora de ritmo para o segundo e a Polônia se aproveitou de nossos erros", analisou a ponteira Letícia, capitã da equipe brasileira.
O susto no segundo set surtiu efeito e o Brasil conseguiu boa vitória na terceira parcial: 25/13. Mais uma vez, o bloqueio foi uma das principais armas da equipe.
No quarto set, os dois times partiram para o tudo ou nada. Para o Brasil, era a chance de fechar a partida e garantir o triunfo na estreia. Para a Polônia, a oportunidade de levar a decisão para o quinto set. O resultado foi uma parcial equilibrada. No fim, quem levou a melhor foram as brasileiras, que venceram por 25/20 depois de um erro de ataque das rivais.
"Não conseguimos manter a regularidade e jogar bem durante toda a partida. O primeiro set foi ruim para a nossa equipe. No segundo, jogamos bem. No terceiro, voltamos a errar. O quarto set poderia ter sido bem melhor do que foi. Esperamos que os próximos jogos sejam melhores", comentou Wolosz, capitã do time polonês.
A Polônia voltará à quadra nesta sexta-feira, às 22 horas (horário de Brasília), contra a República Dominicana. Um pouco antes, às 20 horas, o Brasil terá pela frente a seleção do Quênia. No sábado, a partir das 22 horas, a equipe verde-amarela fará, contra a República Dominicana, o último jogo da primeira fase.