Superesportes

O que o Mano Menezes tem?

Técnico aparece em quarto lugar em uma pesquisa que aponta os melhores treinadores do mundo

postado em 18/07/2009 09:45

Menos badalado que colegas como Muricy, Luxemburgo e Parreira, o técnico do Corinthians ganha destaque com títulosSão Paulo ; Enquanto técnicos com currículos recheados como Muricy Ramalho, Vanderlei Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira caem um a um, Mano Menezes continua seu trabalho à frente do Corinthians quebrando recordes e conquistando títulos. De aposta da diretoria até a consagração em um clube que há pouco tempo vivia em crise após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, o gaúcho Luis Antônio Venker de Menezes se transformou em um treinador respeitado. Com uma campanha de dar inveja, o ex-técnico de Caxias-RS e Grêmio, que nunca havia dirigido uma equipe fora do Rio Grande do Sul, é apontado até mesmo como um dos melhores do mundo. (Confira o quadro abaixo)

Com a demissão dos colegas em outros times ; nos grandes de São Paulo só Mano Menezes se manteve ; o corintiano é o técnico que está a mais tempo em um clube (628 dias) e recebe o maior salário do Brasil, R$ 350 mil por mês. O treinador levou o Corinthians a quatro finais e conquistou três, só perdendo a Copa do Brasil para o Sport em 2008. Além disso, o alvinegro faz boa campanha no Campeonato Brasileiro, com quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas, duas delas com os reservas em campo. Diante desses números, a equipe de Ronaldo e cia. ocupa a sexta colocação, com 17 pontos, e é apontada pelos críticos como uma das favoritas ao título.

Clima pesado
[SAIBAMAIS]A chegada de Mano Menezes ao Corinthians em dezembro de 2007 não foi fácil. Em entrevista ao programa Roda Viva, na última segunda-feira, o treinador disse que se impressionou com o clima no clube. ;Quando caminhei pela primeira vez nos corredores do Parque São Jorge, eu não senti uma coisa boa. O ambiente era pesado. Os jogadores eram chamados de mercenários, cachaceiros;, revelou. Hoje, a história é outra. Direção, comissão técnica e jogadores vivem em lua de mel com a torcida.

Questionado sobre o fato de ser o técnico há mais tempo no cargo entre os times grandes, Mano Menezes muda de assunto, mas de forma bem-humorada. Ele lembra de sua primeira passagem pelo Guarani de Venâncio Aires (RS), de 1997 a 2002, quando deu entrevista sobre o longo tempo no cargo e duas semanas depois foi demitido. Mas no Corinthians Mano pode ficar tranquilo. A fase é tão boa que nem a derrota por 3 x 0 diante do Grêmio no fim de semana abalou sua moral .


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação