Superesportes

Todos invejam o América

Adversários acusam de favorecimento o tradicional clube carioca, que recebe apoio político e patrocínio financeiro para voltar à elite estadual

Patrícia Trindade
postado em 18/07/2009 10:09

Rio de Janeiro ; Clubes da segunda divisão do Campeonato Carioca ; que começou ontem, com 20 times ; estão incomodados com a forte mobilização e a megacampanha criada para salvar o América-RJ e levá-lo de volta à elite do futebol do Rio. O primeiro benefício foi concebido antes mesmo de a bola rolar.

Rebaixado para a Série B do Estadual em 2008, o Diabo não joga uma partida oficial desde abril do ano passado. A última vez em que atuou em casa foi no empate em 1 x 1 com o Mesquita, em março do mesmo ano. Na ocasião, a torcida invadiu o gramado e o clube foi penalizado com a perda de um mando de campo, punição que deveria ser cumprida na primeira partida oficial, anteontem. Mas, diante dos esforços para reerguer o time considerado o dono do hino mais bonito entre os clubes brasileiros, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) cedeu às pressões e permitiu que a estreia fosse em Édson Passos.

Os dirigentes dos demais 19 clubes que disputam a competição esperam que os privilégios extracampo parem por aí. ;Preferimos acreditar que o campeonato será decidido na bola, como tem de ser. Mas os boatos são fortes, tem muita gente importante querendo ajudar o América. Fica difícil, mas não muda o nosso trabalho. Vamos continuar brigando por uma das duas vagas de acesso;, disse o vice-presidente da Portuguesa Carioca, Salim Sleman, resumindo o desconforto dos dirigentes com a situação.

Apesar de Romário não ter conseguido comparecer ao coquetel de lançamento do novo uniforme do América e do anúncio oficial do patrocinador, terça à noite, detido por não ter pagado pensão alimentícia, os dirigentes mostraram aos convidados o vídeo do comercial feito pelo papa da publicidade. Nele, torcedores de outros times do Rio aparecem cantando o hino do América e ao fundo, a voz de Romário anuncia: ;Todo carioca tem um time, mas todo carioca é também americano;.

O Diabo tem uma das folhas de pagamento mais polpudas da competição, de dar inveja a muito time da primeira divisão de outros estaduais, de R$ 150 mil por mês. A pedido de Romário, o time fez pré-temporada em Juiz de Fora com tudo pago pela prefeitura e por um pool formado por academias, clínicas e pelo clube local Tupi, que emprestou o estádio.


Atacante no gol
O América estreou quinta-feira com goleada de 4 x 0 sobre o Bonsucesso. Os gols foram marcados por Gérson (dois), Têti e Luís Antônio. O Bonsucesso teve o goleiro Renan expulso, o que obrigou o atacante Gil Bala a jogar no gol, já que o clube
não levou goleiro reserva.

Amigos influentes
As pessoas a que Salim se refere são Romário, responsável pela captação do novo patrocinador do clube ; a Unimed-RJ ;, garoto-propaganda e diretor de futebol; o publicitário Washington Olivetto, autor de uma campanha veiculada na televisão e pela qual não recebeu um centavo; e o jornalista José Trajano, diretor de jornalismo da ESPN Brasil e torcedor fanático do América, que está movendo mundos e fundos para que os jogos do time do coração sejam transmitidos ao vivo pela emissora. O alvirrubro já obteve outro benefício: enquanto vários clubes jogarão em horários alternativos, como 10h da manhã em dia de semana, as partidas do Diabo serão às 20h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação