Superesportes

Rebaixados em 2007, América-RN e Juventude se enfrentam em fases distintas

postado em 18/07/2009 11:32
Em 2007, América-RN e Juventude foram colegas de rebaixamento. Dois anos depois, os clubes ainda não conseguiram retornar à elite do futebol brasileiro. Procurando não passar mais um ano na segundo divisão, ambos se enfrentam neste sábado, às 21 horas (de Brasília). Para os gaúchos, a fase é de recuperação, enquanto os potiguares querem terminar a 12; rodada no G-4, e terão a seu favor o fator casa, já que a partida será no Estádio Machadão.

Desde que se tornaram colegas de Série B, os clubes povoam zonas distintas na tabela. No ano passado, o Juventude viveu no meio da classificação. O América brigou arduamente para não cair. Nesta edição, a situação é inversa. Uma vitória junto com resultados paralelos deixa o Mecão entre os quatro primeiros colocados. Se não vencer, o Alviverde tem grandes chances de retornar à zona do rebaixamento.

Para não ter que depender de outros resultados, os gaúchos querem conquistar a sua segunda vitória seguida. A estreia de Ivo Wortmann no comando do time foi positiva, triunfo sobre o Figueirense, em casa. "Agora começamos a mostrar algo perto de tudo o que podemos fazer. Uma partida dessas, em casa, dá mais tranquilidade. Mas não fui só eu, o time foi bem", comentou o atacante Marcos Denner, que diante do Figueira marcou pela primeira vez com a camisa do Juentude.

Os desfalques do recém-chegado treinador são muitos. O inflado departamento médico ganhou a presença do lateral Luiz Felipe. Para suprir a ausência de seu ala, Wortmann recorrerá a um garoto da base, Jacson, de 19 anos, que estreará com a camisa esmeraldina. Além dos problemas de lesão, o zagueiro Mineiro e o meia Zezinho estão suspensos. Na defesa ingressa Allyson. No meio, a dúvida fica entre Bruno e Alan.

No América, a situação não é diferente. Ainda reforçando a equipe com contratações, o técnico Guilherme Macuglia também promoverá estreias. Uma delas é na defesa com o ingresso do zagueiro Heverton, que formará o setor defensivo ao lado de Thoni e Edson Rocha. Outra é o ala Titã.

A sequência de jogos tem preocupado Macuglia. As partidas disputadas às terças e aos finais de semana têm desgastados os jogadores. Esse é um dos motivos para a promoção das estreias. "Por isso, preferimos mudar um pouco a equipe e variar para não perdemos atletas importantes por lesões mais sérias", contou o treinador.

O veterano meia Souza está recuperado de lesão. Sem o melhor condicionamento físico, o ex-corintiano começará a partida no banco de reservas, sendo utilizado somente em caso de necessidade no segundo tempo. "Ainda não estou em 100%, mas posso entrar no decorrer da partida para jogar ao menos 30 minutos", explicou.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-RN X JUVENTUDE

Local: Estádio Machadão, em Natal (RN)
Data: 18 de julho de 2009, sábado
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Flávio Feijó de Omena (AL)
Assistentes: Ticiana de Lucena Falcão Martins e Julian Ferino dos Santos (ambos de AL)

AMÉRICA-RN: Rhodolfo; Thoni, Edson Rocha e Heverton, Tita, Jackson, Ramirez, Everton Cézar e Rafael; Lúcio e Fábio Neves
Técnico: Guilherme Macuglia

JUVENTUDE: Juninho; Da Silva, Xavier e Allyson; Jackson, Walker, Tiago Renz, Alan (Bruno) e Ivo; Marcos Denner e Mendes
Técnico: Ivo Wortmann

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação