Superesportes

Verdão enfrenta sensação do ABC sem pensar na ponta

postado em 18/07/2009 13:21
Em uma mesma semana, dois desafios completamente diferentes para o Palmeiras. Na quarta-feira, o Verdão superou toda a tradição do Flamengo, no Maracanã. Neste sábado, às 18h30, no Palestra Itália, o adversário tem características opostas: o Santo André é uma equipe vista apenas como coadjuvante no Campeonato Brasileiro.

Só que o time do ABC é uma das surpresas da competição. Com 17 pontos, o Santo André está próximo do G-4 da classificação. Ainda por cima, já aprontou em partidas fora de casa, nas vitórias contra Coritiba e Fluminense e nos empates diante de São Paulo e Atlético-MG. "Precisamos de cautela", aconselha o volante Edmilson.

Um fato deixa os palmeirenses ainda mais animados. A invencibilidade contra o Santo André no Palestra Itália já dura mais de duas décadas - o último triunfo do Ramalhão na casa alviverde foi em 1985, com o placar de 1 a 0.

Dependendo da combinação de resultados, o Palmeiras tem condições até de assumir a ponta da competição. Mas a liderança está longe de ser uma obsessão. "Se colocarmos que nossos principais rivais também vão ganhar, não tem liderança. Precisamos fazer o nosso papel. Não precisamos nos preocupar com os outros. Não gostaria de esquecer o Santo André", diz Jorginho, que permanece na função de técnico interino.

O futuro de Jorginho foi, por sinal, tema preponderante durante a preparação do Palmeiras para enfrentar o Santo André. O técnico já se mostra desconfortável em responder com frequência perguntas sofre o futuro. "Sou efetivo no Palmeiras. Faz dois anos que trabalho aqui", repete o ex-meia-atacante de forma insistente.

Nos treinos, Jorginho já tem as manias dos profissionais mais experientes, como fechar os treinos para a imprensa e até escalar 13 jogadores na atividade tática. Tudo para esconder o jogo dos adversários.

"A cada dia, a cobrança fica maior sobre o Palmeiras e os adversários passam a estudar a nossa equipe", justifica Jorginho, que insistiu muito nos trabalhos técnicos para melhorar as finalizações de seus atacantes.

Diante do Santo André, o Palmeiras comemora três novidades. O volante Jumar e os atacantes Obina e Willians cumpriram suspensão automática na vitória sobre o Flamengo e foram relacionados. O único desfalque é o volante Souza, machucado.

Boa fase: Dono de duas vitórias seguidas, o Santo André quer aproveitar a sequência positiva para surpreender o Palmeiras. Grande rival alviverde nos tempos de Corinthians, o meia-atacante Marcelinho Carioca assegura que o Ramalhão tem condições de sair vencedor da capital paulista.

"Nosso trabalho tem sido muito bom, com salários em dia, ótimas condições. Nosso objetivo é dar uma resposta positiva à diretoria com muita luta", explica o eterno camisa 7 da Fiel.

O Santo André tem um desfalque para o compromisso no Palestra Itália. O volante Ricardo Conceição cumpre suspensão. Em contrapartida, o zagueiro Cesinha recupera sua posição ao lado de Marcel.

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS x SANTO ANDRÉ

Local: Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 18/07/2009 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho e Celso Barbosa de Oliveira (ambos de SP)

PALMEIRAS: Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Edmilson (Sandro Silva), Cleiton Xavier e Diego Souza; Willians (Ortigoza) e Obina
Técnico: Jorginho (interino).

SANTO ANDRÉ: Neneca; Cicinho, Cesinha, Marcel e Gustavo Nery; Fernando, Dionísio (Dirceu), Elvis, Antonio Flávio e Marcelinho Carioca; Nunes
Técnico: Sérgio Guedes.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação