Superesportes

Paraná triunfa em Campinas e quebra invencibilidade do Guarani

postado em 18/07/2009 18:16

Demorou mas, finalmente, o Guarani perdeu sua invencibilidade na Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de igualar o recorde do Corinthians na competição, o Bugre repetiu o alvinegro paulistano e perdeu na 12; rodada. Seu algoz foi o Paraná, que em pleno Brinco de Ouro, conseguiu vencer por 2 x 1.

Apesar da primeira derrota, o Guarani se mantém em condição confortável na segundona: lidera com 27 pontos, sendo quatro de vantagem para Atlético-GO e Vasco, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Já o Paraná consegue importantes três pontos que o afastam da zona de rebaixamento: o time agora é 14; lugar, com 14 pontos.

O próximo time a tentar derrubar o Guarani na Série B será o ameaçado ABC-RN. O confronto está marcado para as 21 horas (de Brasília) de sexta-feira, no Frasqueirão, em Natal-RN. No mesmo dia e horário, o Paraná volta a jogar dentro de casa ao receber o São Caetano, no Durival Brito, em Curitiba-PR.

O jogo

Os primeiros minutos de jogo foram de susto para o torcedor presente no Estádio Brinco de Ouro da Princesa. Logo no minuto inicial, a zaga bugrina errou na saída de bola e Alex Afonso passou para Davi, que bateu forte. Douglas caiu para fazer a defesa. Aos 8 minutos, no entanto, o arqueiro nada pôde fazer.

Foi quando a zaga mais uma vez vacilou. Após longo cruzamento pelo alto, Davi apareceu livre à frente da linha de defensores e apenas tocou de cabeça para encobrir Douglas e correr para o abraço dos companheiros. Mesmo mais contido em campo, a vantagem não fez o Paraná parar de atacar.

Assim, aos 15 minutos o Tricolor quase ampliou em Campinas. Foi quanto Alex Afonso puxou rápido contra-ataque pela direita e cruzou rasteiro para Wando, que acabou travado por Douglas na hora da finalização, mandando a bola por cima do gol. O time seguiu pressionando o Bugre, que tentava se encontrar em campo.

Aos 28, Gabriel subiu bem em cobrança de escanteio e carimbou a trave esquerda de Douglas. No rebote, Alex Afonso pegou mal e mandou a bola para fora. Os avanços paranaenses só foram barrados aos 33 minutos, quando Caíque partiu pela direita e cruzou para Gabiru. Bem colocado, o jogador errou a cabeçada sozinho, na marca do pênalti.

Douglas salvou o anfitrião de novo aos 44, quando se jogou nos pés de Fabinho para evitar que ele marcasse, após passe de Davi. Depois de tantas chances perdidas, um vacilo isolado do Paraná comprometeu a boa apresentação em Campi nas. No minuto seguinte, Márcio Alemão completou de cabeça em cobrança de escanteio para empatar o jogo.

Desperdício

De volta para o segundo tempo, o Guarani logo desperdiçou outra grande chance. Cléber Goiano lançou Ricardo Xavier entre a zaga, mas, dentro da área, o jogador tocou errado na saída do goleiro Ney, mandando para fora. O tento perdido poderia ter baqueado o Paraná em campo, o que não aconteceu. Assim, o tricolor chegou ao gol.

Aos 13 minutos, Alex Afonso perdeu boa chance ao se esticar todo, mas não alcançar a bola em cruzamento. Aos 21 minutos, um cruzamento feito pela esquerda passou por toda a marcação e sobrou nos pés do atacante, que dominou mal, mas conseguiu completar de bico para o gol.

Os minutos finais foram de pressão absoluta do anfitrião. Enquanto Vadão fazia alterações para evitar a derrota, Sérgio Soares tentava reforçar a marcação para manter o resultado. Mesmo com cinco minutos de acréscimos, o abafa do time alviverde não foi suficiente para empatar.

FICHA TÉCNICA
GUARANI 1 x 2 PARANÁ

Local: Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP)
Data: 18 de julho de 2009, sábado
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ)
Assistentes: Jackson Massarra dos Santos e Luiz Muniz de Oliveira (ambos do RJ)
Cartões Amarelos: Adoniran, Freire, Ney, Bebeto (Paraná) Gláuber, Bruno Aguiar (Guarani)

GOLS: Guarani: Márcio Alemão, aos 44 minutos do primeiro tempo
Paraná: Davi, aos 8 minutos do primeiro tempo, e Alex Afonso, aos 21 do segundo tempo.

GUARANI: Douglas; Maranhão, Bruno Aguiar, Márcio Alemão e Andrezinho; Cléber Goiano (Dairo), Glauber, Walter Minhoca e Adriano Gabiru (Ney Paraíba); Caíque e Ricardo Xavier (Fabinho Souza).
Técnico: Oswaldo Alvarez

PARANÁ: Ney; Freire, Élton e Gabriel; Murilo, Adoniran, João Paulo, Davi (Malaquias) e Fabinho; Alex Afonso (Luíz Henrique) e Wando (Bebeto).
Técnico: Sérgio Soares

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação