Superesportes

Bahia vence Campinense e encerra jejum de vitórias

postado em 18/07/2009 18:19
Mesmo pressionado pela torcida, que iniciou nesta semana um protesto chamado "Público Zero" para não incentivar o time no estádio Pituaçu, o Bahia derrotou neste sábado o Campinense por 2 x 1, fora de casa, e encerrou um jejum de seis partidas sem vitórias no Campeonato Brasileiro da Série B.

Com o resultado, o Bahia chegou aos 16 pontos, subiu à 12; colocação e se afastou da zona de rebaixamento. De quebra, a equipe aumentou a crise no Campinense, que estacionou nos oito pontos e termina mais uma rodada na lanterna da Série B.

Depois da recuperação nesta rodada, fica a dúvida para a reação dos torcedores no próximo compromisso do Bahia. No sábado, o Tricolor recebe, às 16 horas, o Vasco, na partida intitulada como o início do "Público Zero" para os fãs da equipe. Contudo, a situação poderá ser amenizada após esse importante resultado fora de casa.

Em contrapartida, o Campinense buscará a reabilitação após duas rodadas no próximo sábado, quando a equipe paraibana terá pela frente o Vila Nova, em Goiânia. A equipe paraibana está a seis pontos do São Caetano, primeira equipe fora da zona do rebaixamento.

O jogo
As duas equipes vivem fases difíceis na Série B do Campeonato Brasileiro e iniciaram a partida dispostas a acabar com a má fase na competição. O duelo começou aberto e com pouco tempo os times criaram oportunidades para abrir o placar no estádio Amigão.

Logo aos 15 minutos, Reinaldo Alagoano subiu mais alto que a zaga do Campinense e cabeceou com precisão para o gol. Contudo, a defesa paraibana salvou a bola em cima da linha e evitou o gol do Bahia. Mesmo com o susto, o time da casa respondeu logo em seguida, com Henrique exigindo grande defesa de Marcelo após um belo chute de fora da área.

Mesmo atuando fora de casa, o Bahia administrava a posse de bola e seguia criando chances para inaugurar o marcador. E, aos 25 minutos, a equipe de Paulo Comelli foi recompensada. O centroavante Reinaldo Alagoano recebeu dentro da área e chutou forte para a defesa de Fabiano. Porém, no rebote, o artilheiro balançou as redes e abriu o placar.

À frente no placar e com o domínio da partida, o Bahia seguiu pressionando o Campinense em busca de mais um gol. Aos 35 minutos, novamente Reinaldo Alagoano e Fabiano protagonizaram um lance de perigo. O atacante baiano cabeceou no canto direito e exigiu grande defesa do goleiro.

Os visitantes retornaram dos vestiários para a segunda etapa com a mesma postura dos 45 minutos iniciais. Consequentemente, o domínio baiano não demorou para se refletir em mais um gol da equipe. Aos quatro minutos, Marcos recebeu livre pela direita, invadiu a área, driblou um zagueiro e chutou com precisão para fazer 2 a 0.

No entanto, o Bahia sequer teve tempo de comemorar a folga no marcador da partida, pois dois minutos depois o Campinense diminuiu o placar. Anderson Oliveira cobrou falta da intermediária e contou a colaboração do goleiro Marcelo para incendiar o estádio Amigão.

O Bahia recuou após o gol sofrido e segurou o resultado durante o restante da segunda etapa. Mesmo pressionando o adversário, o Campinense pecou na criação das jogadas e somente assustou os visitantes aos 43 minutos, quando Rodrigo Broa invadiu a área, chutou cruzado, perto do travessão de Marcelo.

FICHA TÉCNICA
CAMPINENSE-PB 1 x 2 BAHIA


Local: Estádio Amigão, em Campina Grande-PB
Data: 18 de julho de 2009, sábado
Horário: 16h10 (Brasília)
Árbitro: Cláudio Mercante (PE)
Assistentes: Jossemar José Diniz Moutinho (PE) e Ubirajara Ferraz Jota (PE)
Cartões Amarelos: Emerson e Thompson (Campinense); Elton, Ávine e Ananias (Bahia)

Gols: CAMPINENSE: Anderson Oliveira, aos seis minutos do segundo tempo; BAHIA: Reinaldo Alagoano, aos 25 minutos do primeiro tempo, e Marcos, aos quatro minutos do segundo tempo

CAMPINENSE: Fabiano; Thompson (Aderlan), Emerson, Anderson Oliveira (Rodrigo Broa) e Tiago Saletti; Charles Wagner, Henrique (Edmundo), Fábio Santana e Washington; Giuliano e Fábio Junior
Técnico: Freitas Nascimento

BAHIA:
Marcelo; Rogério, Menezes e Nen; Marcos, Leandro, Elton, Ananias (Léo Medeiros) e Ávine; Beto (Alex Terra) e Reinaldo Alagoano (Joãozinho)
Técnico: Paulo Comelli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação