postado em 19/07/2009 13:25
Os brasileiros que disputam a Fórmula Superliga não tiveram sorte na etapa belga da categoria, disputada na manhã deste domingo. Enquanto Antônio Pizzonia, do Corinthians, abandonou as duas provas no Circuito de Zolder e tem uma suspeita de fratura no dedo, Enrique Bernoldi, do Flamengo, completou apenas uma corrida.
Na primeira prova do dia, um acidente na largada impediu que o piloto alvinegro completasse a primeira volta. O carro do Sporting rodou e Pizzonia freou para não acertá-lo. O representante do Atlético de Madrid não teve tempo de brecar e passou por cima do brasileiro, destruindo toda a lateral do carro corintiano.
Aparentemente, Pizzonia sofreu uma fratura no dedo polegar da mão direita no acidente. "Não é um dedo quebrado que vai me impedir de correr. Acho que está quebrado mesmo, o dedão está bem torto", disse o brasileiro, que seguiu para o hospital após a segunda prova para fazer radiografias.
Já o piloto flamenguista Enrique Bernoldi foi mais bem sucedido na corrida inaugural deste domingo. Depois de largar na 16ª colocação, ele encerrou a prova no sétimo lugar. O carro do britânico Tottenham Hotspur cruzou a linha de chegada na primeira posição.
Na segunda disputa, a largada é o resultado invertido da corrida inicial. Desta forma, Pizzonia começou na pole e dominou a primeira parte da prova, mas acabou abandonando após um problema mecânico. "Só com uma quebra para não vencer. A vitória estava praticamente na mão", lamentou.
Com forte chuva antes da largada, as primeiras três voltas tiveram bandeira amarela. Pizzonia disparou na ponta e abriu mais de seis segundos rapidamente. "Mudamos muita coisa no set up de ontem para hoje. O carro estava muito bom no molhado, eu era quase dois segundos mais rápido", explicou.
Na décima volta, um acidente com o carro do Sporting provocou a entrada do safety car. Pizzonia aproveitou a bandeira amarela e antecipou seu pit stop obrigatório. "Nossa estratégia de parada foi excelente e eu voltei para a pista com pneus slicks com uma vantagem enorme", conta o representante do Corinthians.
A pista já estava começando a secar e o carro do Tottenham, que ainda precisava parar, era o único na frente do brasileiro. Na 14ª volta, quando pressionava o líder, Pizzonia teve problemas e deixou a prova. "Foi uma pena, mas acontece", lamentou o piloto de Manaus, que parou com a transmissão quebrada e ficou com a 12ª colocação.
No carro rubro-negro, Bernoldi se envolveu em um acidente logo no início da prova. Depois de largar no 14º lugar, o piloto não conseguiu escapar das confusões e se chocou com o carro do PSV Endhoven na segunda volta. Com a suspensão dianteira completamente destruída, ele abandonou.
"Estava chovendo na freada e encostei na roda do cara da frente. Acabei decolando e tive danos irreparáveis na asa e na suspensão. Foi uma pena, pois tinha certeza de que iria bem com essas condições", lamentou. O Al-Ain, dos Emirados Árabes, venceu a prova.
Com 159 pontos ganhos, o Liverpool aparece no topo da tabela de classificação. Bernoldi contabiliza 83 pontos e deixa o Flamengo no oitavo lugar. Já Pizzonia soma 76 pontos e vem uma posição atrás. A próxima etapa da Fórmula Superliga será realizada nos dias 1 e 2 de agosto, em Donington Park.