Superesportes

Washington brilha e leva Tricolor à vitória no clássico

postado em 19/07/2009 18:01

Má fase, frio, pouco público: o clássico deste domingo entre São Paulo e Santos tinha todos os ingredientes para decepcionar. O jogo realmente ficou longe de empolgar, mas a torcida do Tricolor pelo menos saiu feliz pela reabilitação do time na vitória por 2 a 1 no Morumbi.

O centroavante Washington foi a estrela da partida ao marcar duas vezes. Substituto do suspenso Borges, o Coração Valente encerrou com um jejum de oito jogos sem marcar. Roni fez o gol único para os visitantes.

O resultado faz o São Paulo se afastar um pouco da incômoda zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O Tricolor chega a 14 pontos e curiosamente fica junto, inclusive, do próprio Santos.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo tem um desafio complicado pela frente: enfrenta o Internacional, um dos ponteiros da competição, no Beira-Rio. Já o Santos reencontra o caldeirão da Vila Belmiro no confronto contra o Atlético-PR. O jogo do meio de semana vai marcar a estreia de Wanderley Luxemburgo no Peixe.

O jogo

Pressionado pela zona do rebaixamento, o São Paulo aproveitou a vantagem de atuar em casa para tomar a iniciativa. Com intensa movimentação, Marlos e Dagoberto usavam a velocidade para envolver a pesada retaguarda santista.

Só que a primeira oportunidade tricolor saiu em um lance de pura sorte. Aos nove minutos, Hernanes arriscou de longe, a bola tocou na zaga e sobrou limpa para Washington na área. De perna esquerda, o camisa 9 do Tricolor chutou em cima do goleiro Douglas.

Do lado Santos, um outro baixinho chamava a responsabilidade. Aos dez minutos, o habilidoso Marlos invadiu a área pela direita e, mesmo observado de perto por André Dias, assustou Bosco com um arremate cruzado.

A partir dos 15 minutos, o nível do jogo caiu assustadoramente. Em três lances seguidos, o São Paulo cometeu erros infantis, deixando seu torcedor extremamente aborrecido. Do lado do Santos, a qualidade não era muito melhor.

Portanto, o que se via no Morumbi eram cruzamentos imprecisos, chutes sem direção, erros no domínio de bola e muitas reclamações do pouco público presente ao clássico.

Quando todos esperavam um medíocre empate sem gols na etapa inicial, as equipes surpreendentemente acordaram. Aos 45 minutos, Washington aproveitou cruzamento de Dagoberto e marcou de cabeça. Logo na sequência, Roni empatou para o Santos, completando o passe de Germano.

No início do segundo tempo, somente o São Paulo continuou acordado. Com cinco minutos, o Tricolor fez o segundo novamente com Washington, que teve apenas o trabalho de empurrar a bola para as redes após rebote de Douglas no chute de Dagoberto.

Em desvantagem e sem força no ataque, o Santos apostou em seus jovens talentos na continuidade do clássico: Felipe, Neymar, Tiago Luís foram para o jogo. Porém, o Peixe só conseguia finalizar de longe, já que a defesa são-paulina se mostrava segura.

A única real oportunidade santista foi criada aos 37 minutos. Livre na área, Neymar completou cruzamento de Tiago Luís, mas parou em firme defesa de Bosco. Assim, o São Paulo administrou seu triunfo sem grandes sustos.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 1 SANTOS

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 19 de julho de 2009, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Renda: R$ 247.895,00
Público: 10.913 pagantes
Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)
Assistentes: Ednilson Corona (Fifa-SP) e Everson Luis Luquesi Soares (SP)
Cartões amarelos: Renato Silva, Junior Cesar e Dagoberto (São Paulo); Astorga (Santos)
Gols:
SÃO PAULO: Washington, aos 45 minutos do primeiro tempo e aos 5 minutos do segundo tempo.
SANTOS: Roni, aos 46 minutos do primeiro tempo.

SÃO PAULO: Bosco; Renato Silva, André Dias, Miranda e Junior Cesar; Jean, Richarlyson, Hernanes (Eduardo Costa) e Marlos (Arouca); Dagoberto (Oscar) e Washington

Técnico: Ricardo Gomes

SANTOS: Douglas; Luizinho, Domingos, Astorga e Léo; Roberto Brum, Germano, Pará (Felipe) e Paulo Henrique Lima (Neymar); Roni (Tiago Luís) e Madson
Técnico: Serginho Chulapa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação