Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Em clássico sonolento, Coxa e Furacão ficam no zero

Com o objetivo em comum de deixar a parte de baixo da tabela do Brasileirão, Atlético-PR e Coritiba fizeram uma partida de fraco nível técnico e ficaram no 0 a 0 na tarde deste domingo, na Arena da Baixada, pela 12; rodada.

O resultado não ajuda os dois arquirrivais a atingirem a meta. O Coxa sobe um degrau, mas aparece apenas na 11; colocação do Nacional, com 14 pontos, dois de vantagem para o mais ameaçado Furacão, o 14;.

Muita marcação e poucas chances reais de gol no Atle-Tiba. Empurrado pela torcida, o Furacão chegou primeiro com perigo. Rafael Moura desviou de cabeça cruzamento da direita e parou em defesa de Vanderlei.

A resposta dos visitantes veio com Pedro Ken, que recebeu na área e chutou por cima. Mas o clássico era concentrado nas duas intermediárias. A torcida só levantou aos 16 minutos. Wallyson avançou pela direita e cruzou. Dirceu fez o corte (os rubro-negros pediram pênalti, mas a bola bateu no peito do zagueiro).

Com Marcelinho Paraíba e Paulo Baier sofrendo com a forte marcação, as equipes pouco criavam. Aos 37, René Simões teve que fazer a sua primeira alteração. Contundido, Ariel saiu para a entrada de Bruno Batata.

Os dois times seguiram para os vestiários sob vaias da torcida, que, separadas por cordas e policiais, ensaiaram durante todo o intervalo o início de confronto. O barulho de bombas ecoou na Arena e objetos foram arremessados.

"Está um jogo muito amarrado. Quem sabe uma bola parada possa decidir o jogo", disse Baier na saída de campo. O Atle-Tiba, porém, foi mais animado no início da etapa complementar. Logo no primeiro minuto, Vanderlei salvou o Coxa duas vezes. Primeiro em chute de Wallyson e em seguida no rebote de Baier.

Coxa

Já o Coritiba assustou com Marcelinho Paraíba, que arriscou de longe e viu a bola passar perto da trave. Aos dez, Pedro Ken bateu cruzado e Vinícus fez bela defesa. Mas os dois times voltaram a se preocupar mais com a marcação. Márcio Azevedo e Marcelinho Paraíba, duas vezes, tentaram de longe. Na segunda tentativa, Vinícius teve que se esticar para salvar o Atlético.

Marcelinho seguia com mais espaço do que no primeiro tempo, para desespero da torcida rubro-negra. Aos 23 minutos, o meia-atacante invadiu a área, driblou Vinícius e chutou. A bola só não entrou porque Rhodolfo mergulhou e fez o corte.

Insatisfeito, Waldemar Lemos mexeu no Atlético, com Rafael Miranda na vaga de Chico. E o jogo voltou a ficar pegado no meio-campo. René tentou mudar, trocando Rodrigo Heffner por Márcio Gabriel, mas o placar não foi movimentado até o apito final. Na última chance, Baier cobrou falta e quase cumpriu a profecia do intervalo, mas a bola foi para fora.

O Furacão volta a campo na próxima quarta, às 21 horas, para enfrentar o Santos na Vila Belmiro. No dia seguinte, também às 21 horas, o Coxa recebe o Sport.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 0 X 0 CORITIBA

Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 19 de julho de 2009, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Roberto Braatz (Fifa-PR)
Cartões amarelos: Wallyson (Atlético-PR); Leandro Donizete, Carlinhos Paraíba e Vanderlei (Coritiba)

ATLÉTICO-PR: Vinícius; Nei, Rhodolfo, Rafael Santos e Márcio Azevedo; Chico (Rafael Miranda), Valencia, Paulo Baier e Marcinho; Wallyson e Rafael Moura
Técnico: Waldemar Lemos

CORITIBA: Vanderlei, Rodrigo Heffner (Márcio Gabriel), Dirceu, Demerson e Douglas Silva; Jaílton, Pedro Ken, Leandro Donizete e Carlinhos Paraíba; Marcelinho Paraíba e Ariel Nahuelpan (Bruno Batata)
Técnico: René Simões