Superesportes

Corinthians quebra tabus e vence Cruzeiro no Mineirão

postado em 19/07/2009 18:10

O Corinthians quebrou alguns de seus últimos tabus neste domingo. Atuando diante do Cruzeiro, em pleno Mineirão, a equipe venceu por 2 x 1, conquistando seu primeiro triunfo fora de casa no Campeonato Brasileiro. Além disso, a vitória foi construída com gol de Ronaldo, o primeiro marcado fora do estado de São Paulo.

No reencontro com o clube pelo qual foi revelado, Ronaldo finalmente desencantou longe de terras paulistas. Mesmo assim, não foi fácil. Foi homenageado antes do jogo, colocando os pés na Calçada da Fama do Mineirão, mas acabou hostilizado pela torcida celeste quando recebeu a bola em campo. Além disso, desperdiçou pênalti com ;paradinha;, que Fábio defendeu, antes de aproveitar boa jogada de Jucilei e deixar o seu tento.

Já o atacante Kléber, que se casou na sexta-feira, mas descartou a Lua de Mel e pediu para ser relacionado para a partida, não conseguiu evitar a derrota. Foi o principal jogador da Raposa e sofreu o pênalti, antes de marcar o único gol do time visitante na partida. O resultado mantém o Cruzeiro perigosamente próximo da zona de rebaixamento, com apenas 10 pontos. Já o Corinthians chega a 20, perto do G-4.

Na próxima rodada, o Corinthians faz a ;preparação; para o clássico contra o Palmeiras enfrentando o Vitória, às 21 horas (de Brasília) da quinta-feira, no Pacaembu. Já o Cruzeiro volta a enfrentar um paulista: o Santo André, às 18h30 de quarta-feira, no Estádio Bruno José Daniel.

O jogo

Os times iniciaram a partida se estudando, com forte marcação no meio-campo. O anfitrião buscava as jogadas sempre pelo lado esquerdo, com o apoio de Marquinhos Paraná, enquanto o Corinthians tentava encontrar Ronaldo bem colocado - por quatro oportunidades, o Fenômeno foi pego em posição irregular, após receber a bola.

Foi só quando a bola saiu do pé do camisa 9 que as coisas deram certo para o Corinthians. Aos 22 minutos, Ronaldo recebeu pela esquerda e cruzou na área. Entre Henrique e Fábio, Jorge Henrique apareceu para dominar e tocar para o gol vazio, abrindo o placar para o Timão. Abalada, o Cruzeiro quase levou o segundo gol nos minutos seguintes.

Aos 27, Morais recebeu dentro da área e tocou de lado para Ronaldo, que bateu com o gol livre e o goleiro Fábio vencido. Foi quando Leonardo Silva apareceu, em cima da linha, para colocar a mão na bola e evitar o gol. O árbitro Elmo Resende deu pênalti e expulsou o defensor. Na cobrança, o Fenômeno deu a ;paradinha;, Fábio não caiu e conseguiu fazer a defesa.

O Cruzeiro reagiu no jogo e partiu para cima. Aos 34 minutos, Marquinhos Paraná furou finalização na marca do pênalti, ao tentar acertar de primeira após toque de Kléber pelo alto. Pouco depois, Gérson Magrão por pouco não empatou, recebendo passe de letra do Gladiador.

O gol cruzeirense saiu aos 43, quando Wellington Paulista dividiu com Chicão pelo alto, dentro da área. A bola sobrou para Jonathan, que empatou o jogo, mas o árbitro anotou falta do defensor corintiano, irritando a torcida presente do Mineirão. No fim da primeira etapa, Morais ainda perdeu boa chance, acertando a trave.

No segundo tempo, os times mantiveram a velocidade das boas jogadas. Por duas oportunidades, aos 8 e 9 minutos, Fábio fez boas defesas, em chutes de Elias e Ronaldo, respectivamente. Na sequência, foi o Cruzeiro quem assustou, em chute da entrada da área dado por Kléber.

Felipe apareceu bem em chute de Marquinhos Paraná e contou com a sorte quando Kléber recebeu cruzamento rasteiro de Thiago Ribeiro, mas se enrolou na hora na finalização. Mais tarde, defendeu bom chute de Fabrício e mostrou agilidade ao levantar para defender cabeçada de Thiago, no rebote.

Com Ronaldo cansado em campo, o Corinthians demorou a aproveitar o amplo espaço dado pelo Cruzeiro. Aos 31 minutos, Jucilei desequilibrou, fez grande arrancada no ataque, invadiu a área e cortou Henrique, antes de passar de lado para Ronaldo. Com o gol aberto, o Fenômeno não desperdiçou, marcando contra seu ex-time.

Em muitos lances dentro da área alvinegra a torcida e os jogadores do Cruzeiro reclamaram de jogo. Mas foi só quando o time perdia por 2 a 0 que o pênalti saiu. Aos 38 minutos, Kléber foi calçado por Chicão. Na cobrança, o Gladiador não desperdiçou e diminuiu a vantagem.

Nos últimos minutos, a Raposa perdeu uma chance de ouro. Athirson cruzou e Thiago Ribeiro cabeceou bem, mas Chicão tirou em cima da linha. No rebote, Kléber tentou aproveitar, mas Felipe se jogou para salvar a vitória corintiana.

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 0 x 2 CORINTHIANS

Local: Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Data: 19 de julho, domingo
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho e Cristhian Passos (ambos de GO)
Cartões Amarelos: Kléber, Henrique e Fabrício (Cruzeiro); Elias, Diego e Morais (Corinthians)
Cartões Vermelhos: Leonardo Silva (Cruzeiro)

GOL: Corinthians: Jorge Henrique, aos 22 minutos do primeiro tempo e Ronaldo, aos 31 do segundo tempo.


Cruzeiro: Kléber, aos 38 minutos do segundo tempo

CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Henrique, Leonardo Silva e Gerson Magrão (Athirson); Fabrício, Fabinho, Marquinhos Paraná e Dudu (Elicarlos); Kléber e Wellington Paulista (Thiago Ribeiro)
Técnico: Adilson Batista

CORINTHIANS: Felipe; Diogo, Diego, Chicão e André Santos; Cristian, Jucilei, Elias e Morais (Jadson); Jorge Henrique (Marcelinho) e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação