Superesportes

Grêmio bate Inter no aniversário de 100 anos do clássico

postado em 19/07/2009 18:21

No futuro, os novos amantes do futebol saberão que no histórico clássico dos 100 anos do Gre-Nal a vitória foi do Grêmio. O domingo de tempo nublado em Porto Alegre ficou azul no fim de tarde, após a vitória gremista sobre o Inter por 2 a 1, no Olímpico, pela 12; rodada do Campeonato Brasileiro.

O confronto que ficará para a eternidade dos embates entre os maiores rivais do futebol do sul do Brasil foi jogado na bola. A partida válida pela 12; rodada do Campeonato Brasileiro foi limpa, sem confusões, lembrando um pouco os cavalheiros que disputaram o primeiro clássico há 100 anos, que também teve vitória tricolor.

[SAIBAMAIS]Porém, não há mais espaço para uma goleada de 10 a 0 em uma partida desta magnitude, mas no coração dos tricolores a virada deste domingo pulsará fortemente como se tivesse massacrado o adversário. Nilmar marcou o primeiro gol da partida, aos 24 minutos do primeiro tempo. Dez minutos depois, Souza empatou, em cobrança de falta.

Em um clássico gaúcho foi um argentino que decidiu. Na segunda etapa, Maxi Lopez foi às redes, após cobrança de escanteio. O resultado quebra uma sequência de sete duelos sem vitória por parte do Grêmio, que agora ocupa a sexta colocação no Brasileirão. O Inter perdeu a duelo histórico e caiu para a terceira posição.

Depois do Gre-Nal a vida segue na quarta-feira. O Grêmio encara o Avaí, em Florianópolis e o Inter diante do São Paulo, no Beira-Rio.

O jogo

Na escalação a postura dos treinadores foi oposta. No Grêmio, Paulo Autuori adotou o conservadorismo, deslocando o zagueiro Mário Fernandes para a lateral direita, deixando Joilson, homem do setor, no banco. No Inter, Tite ousou, retornando a atuar no 4-4-2, com Andrezinho e D;Alessandro juntos no meio-campo. No ataque, os dois gols de Taison contra o Fluminense lhe garantiram o retorno ao time titular.

Acostumado a jogos aguerridos, o Gre-Nal do centenário brindou os torcedores com um partida sem pontapés. Os jogadores dos dois times comemoraram os 100 anos do clássico mostrando um bom futebol. A primeira falta ocorreu somente aos 3 minutos de partida. Não fugindo de suas característica desde que Paulo Autuori assumiu a equipe, o Grêmio entrou em campo pressionando o adversário. Nos primeiros movimentos foram dois arremates, com Souza e Fábio Santos, com o goleiro Lauro aparecendo bem.

O Tricolor impunha uma marcação mais apertada, sempre com um homem na marcação e outro na sobra. Os colorados tentaram imprimir um futebol de toques rápidos, mas não conseguiam se desvencilhar dos adversários. Taison trocou de lado, atuou pelo lado direito, tentando explorar os espaços deixados por Fábio Santos, porém, a bola chegou poucas vezes aos seus pés.

Oportunidade

A primeira situação para marcar do time de Tite saiu em cobrança de escanteio, que teve cabeçada de Sorondo e grande defesa de Victor. A velocidade do Inter fez a diferença. Em contra-ataque, assim como no primeiro Gre-Nal do ano, os visitantes saíram na frente. Aos 24 minutos, Andrezinho imprimiu velocidade na jogada e descolou Nilmar, que ganhou a dividida de Souza, e, de pé esquerdo, colocou a bola na rede.

A vantagem no placar deixou o Inter mais faltoso, passando a parar o jogo cometendo faltas. Em uma delas, aos 34 minutos, Souza cobrou com maestria, bem no cantinho, igualando o placar no Olímpico. No clássico redondo dos 100 anos, o gol foi o de número 500 do Grêmio na história do Gre-Nal.

Antes do término da primeira etapa, D;Alessandro chutou rasteiro e Victor salvou em uma defesa em dois tempos.

Segundo tempo

Nos 45 minutos finais, o nervosismo de um clássico com tanta história apareceu. Com um empate, as duas equipes se arriscaram menos. Mesmo assim, o Grêmio era quem mais pressionava. O Inter seguiu tentando decidir a partida na velocidade de Nilmar e Taison, este último que não atuava bem. Após desaparecer no começo do ano, Mário Fernandes mostrava o seu futebol para quem quisesse ver. Atrás marcava implacavelmente. Na frente, não se escondia do jogo.

A bola parada decidiu novamente. Em escanteio para o Grêmio, teve bate-rebate na área colorada e Maxi López tocou para dentro. O Grêmio virava o confronto, aos 24 minutos. Foi ato reflexo para Tite, que logo após sofrer o gol, colocou Alecsandro no lugar do apagado Taison. Para alcançar o empate teria que mostrar um futebol que está escondido desde o fim de maio.

Mas a bola redonda apresentada no primeiro semestre está murcha. Quem voltou a levar perigo foram os tricolores, que com Herrera, em chute cruzado, carimbou a trave direita de Lauro. Desordenado, o Inter tentou o emapte, mas sem obrigar Victor a realziar uma defesa difícil sequer.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 x 1 INTERNACIONAL


Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data: 19 de julho de 2009, domingo
Renda: R$ 790.721,00
Público: 40.020 pessoas
Árbitro: Leonardo Gaciba (Fifa-RS)
Assistentes: Altemir Hausemann (Fifa) e José Antonio Chaves Franco Filho (ambos do RS)
Cartões amarelos: Guiñazu e Taison (I); Tcheco (G)

Gols: GRÊMIO: Souza, aos 34 minutos do primeiro tempo, e Maxi López, aos 24 minutos do segundo tempo; INTERNACIONAL: Nilmar, aos 24 minutos do primeiro tempo;

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes (Makelele), Réver, Rafael Marques e Fábio Santos; Adilson, Túlio, Souza e Tcheco; Herrera (Jonas) e Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

INTERNACIONAL: Lauro; Bolívar (Danilo Silva), Índio, Sorondo e Kléber; Sandro, Guiñazu, Andrezinho (Giuliano) e D;Alessandro; Taison (Alecsandro) e Nilmar
Técnico: Tite

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação