Superesportes

Com quatro de Val Baiano, Barueri atropela lanterna e encosta no G-4

postado em 19/07/2009 20:30

O Barueri não tomou conhecimento do Náutico neste domingo na Arena Barueri. No confronto válido pela 12; rodada do Campeonato Brasileiro, os donos da casa golearam os pernambucanos por 4 a 0 em noite inspiradíssima de Val Baiano, que, fominha, marcou os todos os gols do confrontos.

Com o placar elástico, o Barueri foi a 21 pontos e empatou com o quarto colocado Vitória. No entanto, como o time tem menor número de triunfos, ocupa o quinto lugar. O Náutico, por sua vez, empacou nos nove tentos e na lanterna isolada da tabela.

Os comandados de Estevam Soares agora somam nove jogos de invencibilidade. A última derrota do time foi para o Corinthians, no Pacaembu, no dia 23 de maio. Em sentido oposto, o Timbu segue sua seca de triunfos e já soma oito partidas sem saber o que é conquistar os três pontos.

Na próxima rodada a Abelha vai ao Rio de Janeiro encarar o Flamengo nesta quarta-feira, enquanto que, no mesmo dia, o Náutico recebe o Botafogo nos Aflitos.

O jogo

A partida na Arena Barueri começou com as duas equipes se estudando, mas, aos poucos, os donos da casa foram mostrando superioridade, tanto tática, quanto técnica. Depois de alguns lances de perigo, principalmente com o meia João Victor, o Barueri abriu o placar.

Após boa jogada de Fernandinho, que passou por três marcadores e chutou na trave, Val Baiano, sozinho e sem goleiro, encheu o pé, e a bola explodiu no braço de Asprilla, que foi expulso pelo árbitro Heber Roberto Lopes. Pênalti para o Barueri, que o atacante cobrou e converteu aos 19 minutos.

Depois do gol, o Náutico murchou ainda mais e não demonstrou capacidade de reação. Aproveitando o bom momento, o Barueri continuou pressionando até ampliar minutos antes do apito terminando o primeiro tempo.

Depois de jogada de Franciscati pela direita, ele cruzou na medida para Val Baiano subir no miolo da zaga e mandar de cabeça para o fundo do gol. Este foi o segundo do atacante na partida e seu sexto no Brasileirão.

No segundo tempo o Náutico veio melhor postado em campo e, contanto com um relaxamento da Abelha, fez o que não conseguiu durante todo o primeiro tempo: atacar. Juliano, que entrou no intervalo no lugar de Dinda, organizou o meio-campo do Timbu.

No entanto, depois de ser pressionado, o Barueri foi se recuperando e voltou a criar lances de perigo, principalmente com Fernandinho, que levou perigo aos 21 minutos. Após driblar duas vezes Eduardo Erê, o atacante chutou colocado procurando o ângulo. A bola passou rente a trave e foi para fora.

Superior tecnicamente, o Barueri ampliou e deu ares de goleada ao confronto. Aos 26 minutos, Thiago Humberto, que ia marcar, foi derrubado dentro da área por Vagner. Na cobrança do pênalti, Val Baiano fez o terceiro da Abelha e seu terceiro no jogo, passando assim Pedrão, que foi para o futebol árabe, na artilharia do time no Brasileirão.

Inspirado, Val Baiano, agora algoz dos pernambucanos, fez seu quarto na partida e colocou números finais no confronto. Aos 32, Otacílio Neto invadiu pela esquerda e bateu cruzado, Eduardo espalmou mal, quase fazendo contra e a bola sobrou para o atacante pegar de primeira. A bola ainda tocou em Gladstone antes de entrar.

Após decretar o placar elástico, o Barueri seguiu atacando, mas não conseguiu ampliar até o apito final do árbitro.

FICHA TÉCNICA
BARUERI 4 x 0 NÁUTICO

Local:
Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 19 de julho de 2009, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Gilson Bento Coutinho (PR) e Helberth Costa Andrade (MG)
Cartões amarelos: Xandão e Diego (Barueri); Gladstone e Vagner (Náutico)
GOLS: BARUERI: Val Baiano, aos 19 e aos 40 minutos do primeiro tempo, 26 e 32 do segundo tempo.

BARUERI: Renê; Diego, Xandão (Daniel Marques), André Luís e Franciscati; Márcio Hahn, João Vitor (Otacílio Neto), Thiago Humberto e Bruno Ribeiro; Val Baiano e Fernandinho (Emiliano)
Técnico: Estevam Soares

NÁUTICO: Eduardo; Asprilla, Gladstone e Vágner; Sidny (Eduardo Erê), Dinda (Juliano), Derley, Galiardo e Johnny; Carlinhos Bala e Gilmar
Técnico: Geninho

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação