Superesportes

Avaí vence Sport na Ilha do Retiro e respira na Série A

postado em 19/07/2009 20:31

A sequência que prometia complicar muito a situação do Avaí na Série A terminou neste domingo como a salvação do time no momento difícil pelo qual passava. Depois de vencer o Goiás no Serra Dourada, o time catarinense triunfou de novo como visitante ao bater o Sport por 3 a 1 em plena Ilha do Retiro.

Com o placar, Leão catarinense ganha quatro posições, chegando ao 14; lugar, acima da zona de rebaixamento da competição, com 13 pontos. Já o Sport mantém seus 11 pontos, agora em posição preocupante: é o primeiro time acima da zona da degola, no 16; lugar.

Na próxima rodada, o Avaí volta à Ressacada para tentar manter a reação enfrentando o Grêmio, às 19h30 (de Brasília) da quarta-feira. O Sport também vai ao sul do país, mas para enfrentar o Coritiba na capital paranaense. O confronto está marcado para as 21 horas da quinta-feira, no Couto Pereira.

O jogo

No confronto de dois times em situação difícil no Brasileirão, a igualdade ficou evidente desde o início do jogo. De maneira geral, o Sport tomou a iniciativa dos ataques, enquanto o Avaí esperou para tentar a definição nos contra-ataques. Ao fim do jogo, a eficiência catarinense bateu a atitude pernambucana.

Os gols não demoraram a sair na Ilha do Retiro. Aos 12 minutos, Fumagalli cobrou escanteio pela direita e Igor subiu bem alto para cabecear com firmeza. A bola ainda acertou a trave antes de entrar no gol, fora do alcance do arqueiro Eduardo Martini. A festa na "Bombonilha", como é conhecido o campo do Sport, durou pouco, no entanto.

No minuto seguinte, em novo escanteio, desta vez para o Avaí, o volante Dudé desviou de cabeça e acabou mandando a bola contra a própria meta, empatando o confronto. O Sport só voltou a assustar aos 28 minutos, quando Fumagalli bateu falta no canto esquerdo, mas Eduardo Martini foi buscar, em grande defesa.

No segundo tempo, foi o Avaí quem começou assustando. Aos dois minutos, Eltinho recebeu lançamento na ponta esquerda e cruzou rasteiro para Muriqui. Cara a cara com Magrão, o jogador não conseguiu aproveitar e chutou por cima do gol. Dois minutos depois, Dutra ergueu a torcida na Ilha ao carimbar a trave, chutando rasteiro da entrada da área.

Os times só conseguiram concretizar uma chance de gol aos 14 minutos, para a tristeza da torcida presente em Recife. Foi quando Roberto recebeu lançamento em direção à área e, em velocidade, tocou por cima de Magrão para virar o placar. O Avaí não demorou muito para ampliar, em nova jogada rápida de contra-ataque.

Aos 23 minutos, foi a vez de Roberto puxar jogada em velocidade pela direita e cruzar para a área, onde apareceu Luiz Ricardo, completando para o gol. O tento desequilibrou o aspecto emocional do Sport que, no lance seguinte, ficou com um homem a menos. Foi quando Dudé derrubou Caio durante arrancada no meio de campo, recebendo o segundo cartão amarelo e, assim, o vermelho.

A própria torcida do Sport já gritava "olé" contra o time de Émerson Leão quando César derrubou Roberto na entrada da área e acabou expulso. O árbitro foi aplaudido quando levantou o cartão vermelho em direção ao zagueiro. Com dois jogadores a mais, o Avaí apenas administrou o resultado até o apito final.

FICHA TÉCNICA
SPORT 1 x 3 AVAÍ

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 19 de julho de 2009, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Assistentes: Hilton Moutinho Rodrigues (Fifa-RJ) e Adson Márcio Lopes Leal (BA)
Cartões Amarelos: Dudé, César (Sport), Willian, Léo Gago (Avaí)
Cartões Vermelhos: Dudé e César (Sport)

GOLS: Sport: Igor, aos 12 minutos do primeiro tempo
Avaí: Dudé (contra), aos 13 minutos do primeiro tempo, Roberto, aos 14 do segundo tempo e Luiz Ricardo, aos 23

SPORT: Magrão; Igor, César e Durval; Elder Granja (Moacir), Dudé, Sandro Goiano, Fumagalli (Everton Heleno) e Dutra; Fabiano e Weldon (Luciano Henrique)
Técnico: Emerson Leão

AVAÍ: Eduardo Martini; Rafael, Augusto, Emerson; Luiz Ricardo, Ferdinando, Léo Gago, Ricardinho (Caio), Eltinho; Muriqui e Willian (Roberto)
Técnico: Silas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação