Superesportes

Emerson marca no final e decreta empate entre Fla e Bota

postado em 19/07/2009 20:38

Com um gol no final, o Flamengo conseguiu o empate em 2 a 2 com o Botafogo, neste domingo, no Maracanã. O alvinegro ficou à frente no placar duas vezes, com Alessandro e Renato, mas o rubro-negro foi buscar com Adriano e Émerson, aos 43 minutos do segundo tempo. O resultado foi ruim para as duas equipes, pois deixou o Botafogo na zona de rebaixamento e o Flamengo longe do G-4 do Campeonato Brasileiro.

A partida começou com as duas equipes se estudando e não permitindo que o adversário armasse boas chances de gol. O primeiro lance de perigo aconteceu somente aos 15 minutos, quando Zé Roberto desviou de cabeça um cruzamento e a bola passou perto do gol de Castillo. A jogada parece que acordou as duas equipes, principalmente o Botafogo. Aos 18 minutos, após cruzamento pela direita, o atacante Victor Simões cabeceou e Bruno fez boa defesa.

A partir deste instante, o Botafogo passou a dominar a partida. Aos 20 minutos, Renato cabeceou com perigo ao gol de Bruno. Dois minutos depois, após jogada rápida do alvinegro, Alessandro cruzou para Victor Simões, que chutou no travessão do goleiro rubro-negro. Aos 38, a torcida chegou a comemorar gol depois de André Lima colocar para as redes, mas a jogada não valeu porque o árbitro marcou falta de Victor Simões.

O goleiro Bruno seguiu tendo trabalho quando o zagueiro Juninho bateu falta aos 32 minutos. A bola desviou no meio do caminho e obrigou o arqueiro a fazer bela defesa e impedir que o Botafogo abrisse o placar. No entanto, não adiantou muito porque dois minutos depois Juninho cobrou outra falta, Bruno espalmou para o lado, mas o lateral-direito Alesandro chegou na surpresa e colocou para as redes.

Reação

O gol fez com que o Flamengo voltasse a partida. O rubro-negro passou a pressionar mais o Botafogo tentando buscar o empate ainda na etapa incial. E conseguiu aos 40 minutos quando cobrou falta na área e o atacante Adriano aproveitou a falha da defesa para cabecear sozinho no canto de Castillo.

Ainda antes do intervalo, Adriano quase marcou o segundo. Airton tocou oara o atacante, que ganhou da zaga do Botafogo e chutou, mas a bola passou por cima do gol de Castillo.

O início do segundo tempo teve algumas jogadas duras e nenhuma jogada de perigo das duas equipes. Tanto que antes dos 15 minutos quatro cartões amarelos foram distribuídos pelo árbirto: dois para cada lado. A primeira chance de gol só aconteceu aos 17 minutos, quando o zagueiro Juninho cobrou falta com violência e Bruno defendeu em dois tempos.

A resposta do Flamengo veio dois minutos depois, quando Fierro cruzou para Adriano. O atacante chutou forte e a bola passou a esquerda do gol de Castillo. No entanto, quando o rubro-negro começava a se impor em campo sofreu o gol de desempate.

Após Bruno salvar o Flamengo em cobrança de falta de Lúcio Flávio, o próprio meia cobrou escanteio aos 26 minutos e Renato cabeceou para as redes de Bruno, colocando o Botafogo novamente a frente no placar.

Raça

A torcida do Flamengo começou a reclamar com a equipe, pedindo raça. Já o Botafogo seguiu melhor em campo e passou a ter as melhores chances de gol. No entanto, o alvinegro passou a desperdiçá-las. Aos 35 minutos, após cruzamento pela direita, o atacante André Lima subiu mais que a zaga e cabeceou para grande defesa de Bruno.

Quando tudo indicava que o Botafogo iria sair do Maracanã como vencedor, o Flamengo conseguiu o empate aos 43 minutos. O atacante Émerson ganhou na raça da zaga alvinegra e chutou da entrada da área, no canto de Castillo. O lance gerou muita reclamação dos botafoguenses e o lateral-direito Alessandro foi expulso por reclamação.

Nos minutos finais, as duas equipes buscaram na base da raça o gol da vitória, mas o empate acabou sendo justo pelo que ambas apresentaram no Maracanã.

FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 x 2 BOTAFOGO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de julho de 2009, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Renda: R$ 499.403,00
Público: 29.508 pagantes
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Dibert Moises (Fifa-RJ) e Lilian Fernandes Bruno (RJ)
Cartões amarelos: Kléberson, Éverton, Welinton e Fabrício (Flamengo); Castillo, Thiaguinho, Victor Simões, Eduardo e André Lima (Botafogo)
Cartões vermelhos: Alessandro (Botafogo)

Gols: FLAMENGO: Adriano, aos 40min do primeiro tempo, e Émerson, aos 43 minutos do segundo tempo; BOTAFOGO: Alessandro, aos 32 minutos do primeiro tempo, e Renato, aos 26 minutos do segundo tempo

FLAMENGO: Bruno, Fabrício, Welinton (Camacho), Ronaldo Angelim; Leonardo Moura, Airton (Maxi), Kléberson, Zé Roberto (Fierro) e Éverton; Emerson e Adriano
Técnico: Cuca

BOTAFOGO: Castillo, Juninho, Emerson (Renato)(Reinaldo) e Eduardo; Alessandro, Leandro Guerreiro, Thiaguinho (Wellington), Lucio Flavio e Batista; Víctor Simões e André Lima
Técnico: Ney Franco

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação