postado em 20/07/2009 14:13
O Vasco aos poucos vem recuperando a tranquilidade e dando sinais de que vai passar com relativa calma pela Série B do Campeonato Brasileiro. O time, que ficou seis jogos sem vencer, agora se encontra com três vitórias consecutivas e está de volta à zona de classificação para a elite do futebol nacional, com 23 pontos conquistados. Mas a fase atual não é o que tem deixado o técnico Dorival Júnior mais confiante, e sim as opções que o treinador está tendo para montar o time, principalmente no setor ofensivo.
Rodrigo Pimpão e Elton hoje são considerados os titulares absolutos, mas na ausência de um deles, Alex Teixeira e Robinho têm entrado e sido merecedores de elogios por parte da comissão técnica. No jogo da última sexta-feira, na vitória de 3 a 0 sobre o ABC, Adriano, contratado após ser pouco usado no Internacional, entrou no segundo tempo, marcou um golaço e mudou a forma de atuar da equipe. Fora isso, a partir de agosto, Dorival também terá a sua disposição Aloísio Chulapa, que estava no Catar e foi contratado para ser titular absoluto. A disputa, portanto, promete esquentar os treinos em São Januário, mas é vista como saudável pelos envolvidos.
"Quanto mais jogadores de qualidade o Vasco tiver nesta temporada será melhor para todo mundo no clube, pois sabemos que a Série B é uma competição muito disputada e, por ser longa, é comum atletas ficarem de fora do time por conta de lesões ou suspensões. Os atletas que ficarem no banco de reservas precisam ser tão eficientes como os considerados titulares. O time só vem conseguindo corresponder dentro de campo porque ninguém aqui fica acomodado", afirmou Elton.
Até mesmo os jogadores que entraram há pouco tempo no time e que começam a brigar por espaço sabem que a disputa pela vaga na equipe, apesar de acirrada, não deverá atrapalhar o bom ambiente em São Januário.
"Cheguei ao Vasco com o objetivo de poder ser titular e conquistar o meu espaço dentro do time, como todos os jogadores que fazem parte desse elenco, que é de muita qualidade. Respeitamos um ao outro e isso é muito importante para que o bom ambiente não seja prejudicado. A disputa é saudável e caberá ao Dorival fazer as escolhas. Ele sabe o que é melhor para a equipe", disse Adriano.
O treinador do Vasco, como não poderia deixar de ser, está vibrando com esta situação. "Qualquer treinador gosta de ter esse tipo de problema na hora de escalar a sua equipe, pois com mais opções fica bem mais tranquilo escalar o time e mexer durante os confrontos. Um time para ser vitorioso em qualquer competição precisa de muito mais do que onze jogadores e é importante que os reservas possam também estar sempre insatisfeitos, no bom sentido, querendo sempre a condição de titular. Tenho certeza de que a disputa por posições aqui dentro serão sempre saudáveis", explicou Dorival.
O treinador lembrou que em outras posições, que não seja o ataque, também existe uma disputa bem acirrada pela condição de titular e ele citou a boa fase dos laterais vascaínos.
"O Vasco hoje está com boas opções em várias posições. Temos nas laterais uma disputa muito boa e saudável. O Fágner vem rendendo muito bem e o Paulo Sérgio, quando entra, vem dando conta do recado, como dava quando era titular no início da temporada. Além disso, pelo lado esquerdo, pudemos perceber que o Ernani também tem sido uma excelente opção para quando o Ramon estiver ausente, como aconteceu devido a uma suspensão na semana passada", analisou o técnico.