postado em 21/07/2009 08:56
O Juventude quer ter certeza de que encontrou o caminho das vitórias. Em ascensão na Série B do Campeonato Brasileiro, a equipe alviverde tentará mais um triunfo sob o comando de Ivo Wortmann, nesta terça-feira, em Caxias do Sul. O adversário da partida das 21 horas (de Brasília) será o Ipatinga, que estreará o técnico Émerson Ávila.
Se a zona de rebaixamento ainda está próxima - o Juventude tem só dois pontos de vantagem para o São Caetano, o primeiro entre os quatro últimos colocados -, o clima no Alfredo Jaconi deixou de ser pesado. Todos voltaram a respirar com calma e a pensar em dias melhores.
O motivo foi a chegada de Ivo Wortmann. Desde que assumiu o time, o novo treinador possui 100% de aproveitamento em duas partidas. Sob seu comando, pela primeira vez o Alviverde venceu duas vezes seguidas e trouxe três pontos fora de casa.
A tabela de jogos não foi favorável ao Alviverde. Após ter enfrentado o América, em Natal, no sábado à noite, o domingo foi dedicado a viagem de retorno. Para não desgastar os jogadores, o elenco realizou somente um treino antes do confronto desta terça.
A lista de problemas segue aumentando. Zezinho ficou de fora da última partida por suspensão. Porém, uma fadiga muscular fará com que ele siga como desfalque. A intensa sequência de jogos a que ele foi submetido na seleção Sub-17 provocou o desgaste. Na defesa, Da Silva cumprirá suspensão. Mineiro entra na sua vaga.
A noite será especial para o volante Walker. O jogador completará 100 jogos pelo Juventude diante do Ipatinga. Antes do início do jogo, ele será homenageado pelos dirigentes do clube com uma placa pela marca atingida.
Em Minas, a situação é calma, mas nem tanto. Depois de um início de campeonato promissor, o Ipatinga não manteve o rendimento das primeiras rodadas. Atualmente o clube é o décimo colocado na Série B, três pontos atrás do G-4 e com uma vantagem relativamente tranquila em relação à zona de rebaixamento.
Entretanto, a oscilação de resultados culminou com a demissão do técnico Marcelo Oliveria, na quinta-feira. O confronto em Caxias do Sul marcará o retorno de Emerson Ávila ao comando do Ipatinga. Ele foi o responsável por levar o Tigre à elite do futebol nacional em 2007, quando foi vice-campeão da segunda divisão.
O time terá o reforço do volante Max Carrasco, que cumpriu suspensão na vitória sobre o Brasiliense. Outra certeza é a presença do experiente Marcelo Ramos. "Tivemos uma boa vitória e isso nos dá bastante confiança. Mostramos que podemos jogar de igual para igual com qualquer adversário. O Juventude também venceu, está motivado, mas vamos buscar pontos lá no Sul", analisou o veterano camisa 9.