postado em 21/07/2009 17:54
O experiente atacante Aílton, ex-artilheiro do Werder Bremem, da Alemanha, acertou nesta terça-feira sua transferência para o Chongqing Lifan, da China. Com o acordo acertado para atuar no futebol asiático, o jogador de 36 anos chega ao 10º clube na carreira no espaço de cinco anos.
Aílton começou a carreira no Ypiranga, do Rio Grande do Sul, e ganhou destaque no Rio Grande do Sul até chegar ao Internacional. Contudo, as boas atuações não se repetiram no Colorado, e o atacante acabou sendo emprestado para o Mogi Mirim, do interior paulista.
Em rápida passagem pelo futebol de São Paulo, o jogador retomou o bom nível e transferiu-se para o Santa Cruz. Entretanto, a melhor passagem de Aílton pelo futebol brasileiro ocorreu entre os anos de 1996 e 1997, quando o atacante defendeu o Guarani.
A visibilidade no Bugre garantiu a primeira transferência internacional para o artilheiro, que no ano seguinte defendeu o Unam Pumas, do México. Contudo, uma temporada depois, o atacante apareceu no cenário mundial após chegar ao Werder Bremen, onde ganhou o primeiro título de expressão da sua carreira.
Aílton assinalou 28 gols e ganhou o prêmio de melhor jogador do Campeonato Alemão na temporada de 2004, quando venceu o título nacional pelo Werder Bremen. Ainda no território germânico, o atacante defendeu o Schalke 04, Hamburgo e Duisburg.
No continente europeu, Aílton ainda atuou no futebol turco (Besiktas), suíço (Grasshopper), ucraniano (Metalurg Donetsk) e austríaco (Altach). O jogador ainda vestiu nesta temporada a camisa do Campinense, da Paraíba, antes de acertar um contrato para explorar seu terceiro continente na carreira, desde o ano 2004.