postado em 21/07/2009 22:55
Mesmo atuando fora de casa, o Bragantino derrotou de virada na noite desta terça-feira o Fortaleza por 2 x 1, em pleno estádio Castelão, e chegou à sua quinta partida de invencibilidade, dando continuidade ao processo de recuperação da equipe de Marcelo Veiga no Campeonato Brasileiro da Série B.
Os três pontos deste confronto fizeram o Bragantino chegar à primeira metade da tabela. Com o resultado positivo, o time de Bragança Paulista chegou aos 19 e alcançou momentaneamente a 10ª posição. Em contrapartida, o Fortaleza estacionou nos 14 tentos e dorme nesta terça como o 14ª colocado.
Após o duelo desta terça, o Tricolor de Aço retorna a campo exatamente daqui a uma semana, quando vai ao Rio de Janeiro para encarar o Vasco, às 21 horas. Na mesma data, o Bragantino segue no Nordeste e duela contra o América-RN, em Natal, às 21h50.
O jogo
Necessitando da vitória para afastar o fantasma da zona de rebaixamento, o Fortaleza iniciou a partida impondo pressão ao adversário, especialmente pelo lado esquerdo de ataque, onde Jaílson e Luiz Carlos abusavam da velocidade e movimentação.
Logo aos quatro minutos, a pressão do Tricolor de Aço resultou no primeiro gol da partida. Luiz Carlos fez boa jogada pela esquerda, levou à linha de fundo e cruzou para o meio da área, onde Marcelo Nicácio, bem posicionado, tocou para dentro das redes e fez a festa no Castelão.
O Fortaleza diminuiu o ritmo conforme o tempo avançou no placar, e foi castigado aos 19 minutos. Em uma boa jogada de escanteio, a zaga cearense desviou na primeira trave e a bola chegou nos pés do zagueiro Kadu, ex-Corinthians, que decretou a igualdade dentro da pequena área.
Com a pressão da vitória por atuar dentro de casa, o Fortaleza insistiu pelas jogadas pela esquerda e se aproximou de retomar à frente do placar aos 30 minutos. Cristian desceu pela esquerda e só rolou para Jaílson. O lateral esquerdo cruzou para o meio e encontrou o centroavante Marcelo Nicácio. O atacante se antecipou ao goleiro, mas a bola passou sobre o travessão de Gilvan.
No retorno do intervalo, o Bragantino voltou melhor e criou a primeira oportunidade para virar o placar. Aos oito minutos, Léo Jaime cobrou falta para a área, o goleiro Alexandre Favaro soltou a bola nos pés de Carlinhos, que perdeu o gol na pequena área.
Como ocorrera nas últimas partidas, o Fortaleza buscava pressionar o adversário sem organização alguma no ataque. Jogadas aéreas e bolas longas dominavam as ações dos donos da casa, que eram barrados diante o bom posicionamento do Bragantino.
Em única falha até então, o Tricolor de Aço ficou muito próximo de marcar o segundo. Com 25 minutos, Cristian cruzou à área e a bola cruzou toda a distância até chegar nos pés de Paulo Roberto. O meia dominou e bateu cruzado, rente à trave de Gilvan.
A resposta do Braga aconteceu dois minutos depois e de forma letal. Diego Macedo cruzou para a área e o atacante Pedro Henrique, bem posicionado, antecipou a defesa do Fortaleza e desviou para o gol com o bico da chuteira, virando a partida para o Bragantino.
Na base do desespero, o Fortaleza exigiu grande defesa de Gilvan nos instantes finais da partida. Aos 42 minutos, Cristian desviou de cabeça um cruzamento da esquerda e o goleiro do Braga foi buscar a bola no ângulo para evitar o empate. No lance seguinte, Diego Macedo cometeu falta dura na entrada da área e recebeu o cartão vermelho.
Mesmo com a desvantagem numérica, o Bragantino manteve a posse de bola no campo de ataque e segurou a mínima vantagem até o final da partida. O resultado sacramentou a quinta vitória do clube no Campeonato Brasileiro da Série B.