postado em 22/07/2009 10:00
Considerado uma das grandes revelações do futebol brasileiro neste ano, o atacante Neymar já começou a ser 'blindado' pelo novo técnico do Santos, Wanderley Luxemburgo. Experiente no futebol, o treinador acredita que a jovem promessa alvinegra, de apenas 17 anos, ainda não está pronta para segurar uma vaga entre os titulares do time.
"Ele ainda está verde. O Neymar é muito jovem. Com ele, as coisas vão acontecer naturalmente. Se ele estiver bem, a própria torcida e imprensa vão pedir a sua escalação. Por isso, acho que ele tem que entrar aos poucos e daqui a pouco a zaga adversária vai se sentir muito incomodada com a presença dele", ponderou Luxemburgo, que já teve anteriormente a tarefa de moldar um jovem talento santista.
Em 2004, durante sua segunda passagem pelo clube, o treinador dirigiu o atacante Robinho, que atualmente defende o Manchester City (Inglaterra) e seleção brasileira. Naquela época, Wanderley Luxemburgo insistiu com o 'Rei das Pedaladas' para que treinasse mais finalizações e fosse mais objetivo dentro de campo. O trabalho deu resultado, tanto que Robinho foi o artilheiro (junto com Deivid) da equipe na conquista do Brasileirão de 2004, com 21 gols marcados.
Só que, diferentemente de Robinho em 2004, Neymar ainda não foi campeão brasileiro e tampouco é o melhor jogador em atividade no Brasil. Segundo Luxemburgo, ainda há muito trabalho a ser feito com o garoto, mas, potencial para isto, ele tem de sobra. "Com certeza, o Neymar tem talento e será um dos grandes jogadores do futebol mundial", afirmou Luxa.