postado em 22/07/2009 13:12
O luxemburguês Frank Schleck venceu a 17ª etapa da Volta da França, nesta quarta-feira, entre as cidades de Bourg-Saint-Maurice e Le Grand-Bornand. Ele venceu uma emocionante disputa com o irmão Andy Schleck e o espanhol Alberto Contador nos metros finais.
Os três primeiros colocados na etapa agora são também os três líderes na classificação geral. Contador, que chegou à etapa na ponta, continua líder, com tempo total de 72h27min09s. Andy Schleck, o irmão mais novo, assumiu o segundo lugar, a 2min26s da liderança. O terceiro colocado é Franck Schleck, a 3min25s.
Heptacampeão da prova, o norte-americano Lance Armstrong caiu da vice-liderança para a quarta colocação, com 3min55s de desvantagem para Contador. A quatro etapas do fim da prova, ele praticamente perdeu as chances de alcançar seu oitavo título.
Armstrong tentou uma arrancada nos 10 quilômetros finais, quando se desgrudou do grupo de perseguidores. Ele foi seguido pelo italiano Vicenzo Nibaldi mas - apesar de terem se revezado para tentar ganhar tempo com relação aos líderes - eles chegaram a 2min18s dos irmãos Schleck e de Contador.
A etapa desta quarta-feira foi marcada também por um acidente grave. O holandês Kenny Van Hummel, que estava na última colocação, bateu no início da etapa e foi levado para um hospital da região. A organização da prova ainda não deu informações sobre o estado de saúde do competidor.