Superesportes

Na volta de Luxemburgo, estrela de Neymar brilha e Santos vence o Furacão

postado em 22/07/2009 23:10
Neymar marcou o gol da vitória santistaNa reestreia de Vanderlei Luxemburgo, a estrela de Neymar brilhou e o Santos deu fim ao jejum que já durava três rodadas sem vitória no Campeonato Brasileiro. Depois de perder para Vitória e São Paulo, e empatar com o Barueri, o Peixe finalmente se encontrou com o caminho das vitórias, ao derrotar o Atlético-PR, por 1 x 0, gol de Neymar, nesta quarta-feira, na Vila Belmiro.

Com este triunfo sobre o Furacão, o Alvinegro Praiano subiu algumas posições na tabela de classificação. De 13;, o time da Vila pulou para a nona colocação, com 17 pontos ganhos, mas ainda espera o complemento da rodada para saber em que posição irá ficar. O mesmo se aplica aos atleticanos, que estão no 16; posto, com 12 tentos no Brasileirão.

Na próxima rodada, os santistas voltam a jogar em casa, domingo, desta vez contra o Flamengo. Um dia antes, os paranaenses enfrentam o Avaí, na Arena da Baixada.

O jogo

O Santos começou a partida buscando o ataque, porém, esbarrou na falta de criatividade e no nervosismo de Luizinho. Róbson também não conseguia encontrar espaços na zaga atleticana.

A primeira oportunidade alvinegra só apareceu aos 16 minutos. Após levantamento de bola vindo da direita, a bola sobrou para Róbson. O meia tocou, conscientemente, de cabeça, com a bola indo para a rede, mas pelo lado de fora.

Com 34, Madson recebeu boa enfiada de bola pela esquerda, tirou o defensor e bateu para o gol. A bola passou com perigo, rente ao travessão.
[SAIBAMAIS]
Dois minutos depois, nova boa oportunidade santista. Em rápida triangulação, Madson tocou para Rodrigo Souto, na entrada da área. O volante ajeitou, de calcanhar, para Germano, que soltou a bomba, só que a bola acabou subindo um pouco, passando sobre o gol.

Com um sistema defensivo equilibrado e uma equipe compacta na marcação, Luxemburgo resolveu melhorar a produção ofensiva de seu time. Para isso, no intervalo, o treinador voltou com o meia Paulo Henrique Lima no lugar do volante Roberto Brum e o atacante Neymar na vaga de Róbson.

Apesar das substituições ofensivas de Luxa, quem passou a ter mais volume de jogo foi o Atlético-PR. Prova disso foi que os visitantes criaram uma boa chance para marcar. Aos cinco, em bola cruzada do lado esquerdo, Paulo Baier desviou no ;primeiro pau; e antes que um atacante paranaense chegasse para completar para o fundo das redes, o lateral Léo afastou o perigo.

Não vendo o Santos pressionar o adversário como o desejado, Vanderlei Luxemburgo resolveu mexer mais uma vez no Peixe. Luizinho deu lugar ao polivalente Pará, na lateral direita.

Com a entrada de Pará, os santistas melhoraram e passaram a atacar com maior volúpia. Aos 27, o resultado apareceu. Neymar tabelou com Roni, limpou o zagueiro Rhodolfo e com tranqüilidade, de perna esquerda, apenas deslocou o goleiro Vinícius, para marcar o primeiro gol alvinegro, fazendo a alegria do torcedor, na Vila Belmiro. Este foi o terceiro gol do garoto no Brasileirão.

O Furacão procurou não se abater com o gol sofrido e buscou o empate. Com 33, o atacante Rafael Moura quase deixou tudo igual no placar. O centroavante arriscou um chute rasteiro, da entrada da área. A bola passou à direita do gol, assustando o goleiro Felipe, na última boa oportunidade de gol da partida.

FICHA TÉCNICA - SANTOS 1 X 0 ATLÉTICO-PR

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 22 de julho de 2009, quarta-feira
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (Especial-SC)
Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Marco Antônio Martins (SC)
Renda: R$ 109.325,00
Público: 7.375 pagantes
Cartões amarelos: Nei, Márcio Azevedo, Rhodolfo, Rafael Miranda, Valencia e Manoel (Atlético-PR); Roni (Santos)
Gols: SANTOS: Neymar, aos 27 minutos do segundo tempo

SANTOS: Felipe; Luizinho (Pará), Fabão, Domingos e Léo; Roberto Brum (Paulo Henrique Lima), Germano, Rodrigo Souto e Róbson (Neymar); Madson e Roni
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

ATLÉTICO-PR: Vinícius; Nei (Manoel), Rhodolfo, Rafael Santos e Márcio Azevedo; Rafael Miranda, Valencia, Paulo Baier e Marcinho; Wallyson (Patrick) e Rafael Moura (Jonathan)
Técnico: Waldemar Lemos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação