postado em 23/07/2009 13:12
Com 19 anos e 125 dias, Jaime Alguersuari será o piloto mais jovem da história da Fórmula 1. Substituto do francês Sebastien Bourdais na Toro Rosso, ele esteia neste domingo, no Grande Prêmio da Hungria. Atual vice-campeão do mundo, o brasileiro Felipe Massa, 28 anos, criticou a decisão da equipe de efetivar o espanhol.
"Para mim, está errado. Não é bom para ele. Ele pode se queimar muito rápido. Talvez ele seja um talento incrível e vai ser muito melhor do que todos pensam, mas para mim isso não é bom para ele. Estou surpreso por uma equipe colocar um piloto como ele no carro. Para mim, não está certo", disse Massa.
Alguersuari fez apenas testes em linha reta a bordo de um carro de Fórmula 1. Ele chega para disputar o Grande Prêmio da Hungria sem ter completado uma única volta no volante do STR4. "Para mim, ele é muito jovem", reiterou o brasileiro da escuderia italiana.
Felipe Massa fez sua estreia na principal categoria do automobilismo com 20 anos. Na temporada de 2002, ele marcou apenas quatro pontos pela equipe Sauber. Desta forma, terminou o Mundial na 13ª colocação. O próprio brasileiro admite que também era inexperiente em seu início na categoria.
"Quando entrei na Fórmula 1, tinha só 20 anos e para mim isso também era muito jovem. Eu era muito inexperiente para entender o carro e por isso cometi alguns erros. Com certeza, eu tinha um carro muito difícil de pilotar, mas de qualquer forma não foi fácil para mim", disse.
Por outro lado, Massa lembrou que o espanhol sequer realizou provas antes de estrear. "Eu fiz todo o inverno (de treinos), então realizei vários testes. Ele nunca dirigiu um carro de Fórmula 1 ou fez testes em linha reta ou o que quer que seja", encerrou o ferrarista.