Superesportes

Corinthians bate Vitória e cola no Palmeiras antes do clássico

postado em 23/07/2009 23:02
O Corinthians conquistou um importante triunfo nesta quinta-feira. No Pacaembu, a equipe alvinegra, mesmo marcada por muitos desfalques e especulações de saída, abriu vantagem de dois gols e segurou o ímpeto ofensivo do Vitória, vencendo o time baiano por 2 x 1. Dentinho e Jean anotaram os gols alvinegros, enquanto Apodi descontou para a equipe visitante.
[SAIBAMAIS]
Com o resultado, o Corinthians chega a 23 pontos e assume a quarta posição da tabela. Em contrapartida, o Vitória estaciona nos 21 pontos e cai para sexto. Na próxima rodada, o Timão tem o clássico contra o Palmeiras, em Presidente Prudente. Já o Rubro-Negro baiano recebe o Coritiba.

O técnico Mano Menezes novamente teve uma série de desfalques. André Santos e Cristian, negociados, se juntaram a William e Alessandro. Além disso, o atacante Jorge Henrique, que apresentou um quadro de virose durante a semana, iniciou a partida no banco de reservas, dando lugar a Morais.

Já Paulo César Carpegiani pôde contar com seu principal homem de frente. Depois de ter uma indisposição estomacal no último coletivo da equipe rubro-negra, Roger foi confirmado entre os titulares. Além dele, o meio-campista Uelliton iniciou a partida ao lado de Magal, deixando Vanderson como opção.

O jogo

Bastante desfalcado, o Corinthians concentrava no lado direito suas principais jogadas com o lateral Diogo, enquanto, na esquerda, Diego se mantinha atrás da linha do meio-campo para conter as investidas do lateral direito Apodi, do Vitória. Com isso, Dentinho encostava bastante em Diogo.

Com maior posse de bola, os donos da casa demoraram 20 minutos para inaugurar o marcador. Ronaldo ficou com a sobra de uma falta, dominou e cruzou para a área. Com calma, Dentinho dominou no peito, girou e chutou forte para abrir a contagem. Na comemoração, o atacante mostrou uma camisa em homenagem a Lulinha, emprestado para o futebol português, e recebeu o cartão amarelo.

O Vitória, no entanto, não se abateu. Aproveitando-se da falta de entrosamento do sistema defensivo do Corinthians, que tinha Jucilei como primeiro volante e Jean substituindo William, os visitantes conseguiram boas triangulações pelo meio-campo e, com chutes de fora da área, levavam muito perigo.

Mas foi o Corinthians quem marcou o segundo gol do jogo, aos 29 minutos. Depois de bom passe do meio-campista Douglas, o zagueiro Jean surpreendeu a defesa adversária, entrou livre na área e teve o trabalho de apenas empurrar para o fundo da rede. Foi o segundo gol do corintiano, que havia cumprido suspensão nas duas últimas partidas.

Os comandados de Mano Menezes continuaram no ataque, porém o Vitória conseguiu vencer a meta defendida por Felipe. Apodi, que até então vinha sendo anulado por Diego e Jucilei, enfiou-se na defesa corintiana e apareceu sozinho na cara do arqueiro, que nada pôde fazer para evitar o gol rubro-negro aos 42 minutos.

Na segunda etapa, o Vitória é quem passou a dominar as ações de jogo. Enquanto o sistema ofensivo corintiano errava muitos passes - o que culminou com a substituição de Morais por Jorge Henrique -, os visitantes se lançavam cada vez mais ao ataque com Apodi, que já não enfrentava tanta resistência.

O ímpeto da equipe de Carpegiani não teve resultado, porém. Isso porque Felipe mais uma vez salvou a meta alvinegra em diversas oportunidades durante o segundo tempo. Em uma delas, fez linda defesa após tiro livre indireto. Depois, salvou chute à queima-roupa na pequena área. E foi desse modo que o Corinthians segurou o triunfo a poucos dias do importante clássico com o Palmeiras.

FICHA TÉCNICA - CORINTHIANS 2 X 1 VITÓRIA


Local:
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 23 de julho de 2009, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Ubirajara Ferraz Jota (PE)
Cartões amarelos: Felipe, Dentinho, Elias (Corinthians); Wallace, Victor Ramos, Anderson Martins, Magal (Vitória)
Gols: CORINTHIANS: Dentinho, aos 20 minutos do primeiro tempo, e Jean, aos 29 minutos do primeiro tempo
VITÓRIA: Apodi, aos 42 minutos do primeiro tempo


CORINTHIANS:
Felipe; Diogo, Chicão, Jean e Diego; Jucilei, Elias e Douglas (Moradei); Dentinho (Marcinho), Morais (Jorge Henrique) e Ronaldo
Técnico: Mano Menezes


VITÓRIA:
Viáfara; Wallace, Victor Ramos, Anderson Martins e Apodi (Ramon), Uelliton, Magal (Itacaré), Leandro Domingues e Leandro; Willian (Bida) e Roger
Técnico: Paulo César Carpegiani

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação