postado em 24/07/2009 09:36
A partir da próxima sexta-feira, a bola começa a rolar na Espanha para um dos mais aguardados torneios da pré-temporada europeia. Trata-se da Copa da Paz, que é realizada de dois e dois anos e nesta edição reunirá potências como o Real Madrid, Juventus, Lyon e Porto.
Reforçados pelos galácticos Kaká e Cristiano Ronaldo, os merengues integram o grupo B da competição, ao lado da LDU, do Equador, e Al-Ittihad, da Arábia Saudita, adversário da estreia, no próximo domingo.
Caso confirme seu favoritismo e fique com o primeiro lugar na chave, o Real enfrentará nas semifinais o campeão do grupo A, que promete ter uma briga intensa entre o time da casa, Sevilla, e a Juventus, nova equipe dos brasileiros Diego e Felipe Melo. O Seongnam Ilhwa, da Coreia do Sul, aparece como o azarão.
Do outro lado da chave, no grupo C, o Málaga, outro time da região andaluz, conta com o apoio da torcida para superar os ingleses do Aston Villa e os mexicanos do Atlante, que conquistou a Copa dos Campeões da Concafa e estará no próximo Mundial de Clubes, em Dubai.
Por fim, no grupo D, a principal atração é o Lyon, atual campeão da Copa da Paz. Os primeiros adversários dos franceses na defesa do título serão o Porto, tetracampeão português, e o Besiktas, que levantou a taça no último Campeonato Turco. O brasileiro Éderson está confiante para a disputa.
"Pretendemos recuperar a hegemonia na França e, ainda, realizar uma boa campanha na Copa dos Campeões. Por conta disso, a Copa da Paz vai ser um bom teste para nós. Equipes de alto nível e de vários países vão jogar a competição. Isto é bom, pois enfrentaremos vários estilos de jogos, esquemas táticos diferentes", comentou o camisa dez do Lyon.
A principal novidade desta edição da competição é a presença de 12 clubes, ao invés de oito. Além de ajudar os times em sua fase de aprimoramento na pré-temporada, o torneio também possui um viés humanístico. A Fundação Sunmoon Peace Football, organizadora do evento, convida clubes de vários continentes para pregarem a paz mundial.
Mas não é só a nobre causa que seduz os times a participarem da Copa da Paz. Estima-se que o vencedor do torneio coloca em seus cofres U$S 2 milhões (cerca de R$ 3,8 mi) e o vice U$S 500 mil (aproximadamente R$ 953 mil). Confira abaixo o calendário da competição.
Grupo A:
24 de julho, sexta-feira: Sevilla x Juventus
26 de julho, domingo: Sevilla x Seongnam Ilhwa
28 de julho, terça-feira: Juventus x Seongnam Ilhwa
Grupo B:
24 de julho, sexta-feira: LDU x Al-Ittihad
26 de julho, domingo: Real Madrid x Al-Ittihad
28 de julho, terça-feira: Real Madrid x LDU
Grupo C:
25 de julho, sábado: Málaga x Aston Villa
27 de julho, segunda-feira: Málaga x Atlante
29 de julho, quarta-feira: Aston Villa x Atlante
Grupo D:
25 de julho, sábado: Lyon x Besiktas
27 de julho, segunda-feira: Lyon x Porto
29 de julho, quarta-feira: Besiktas x Porto
Semifinais:
31 de julho, sexta-feira: 1º do Grupo A x 1º do Grupo B; 1º do Grupo C x 1º do Grupo D
Final: 2 de agosto, domingo