Superesportes

Grêmio quer usar fator local para superar o perigoso Santo André

postado em 25/07/2009 09:35
Imbatível no Olímpico, o Grêmio festeja o reencontro com sua torcida neste sábado. Com uma campanha escorada nos jogos como mandante, os gaúchos tentarão mais uma vitória sob seus domínios contra o Santo André, a partir das 18h30 (de Brasília). O confronto válido pela abertura da 14; rodada do Campeonato Brasileiro coloca em combate clubes separados por um ponto na tabela de classificação.

A hora é a da compensação para o Grêmio. Se os pontos perdidos fora de casa não voltam mais, o momento é para o Tricolor exercer sua soberania como mandante. Se fora de casa, o time só conquistou um mísero ponto, o torcedor gremista não vê o time perdendo diante de seus olhos há quase um ano. Porém, na matemática gremista não basta não ser derrotado, é preciso vencer.

O planejamento era bater o Avaí, na quarta-feira, e o Santo André neste sábado para poder ingressar no G-4. Agora, na oitava posição com 18 pontos, a cinco do quarto colocado, o Grêmio precisa reprojetar o seu desempenho nas próximas rodadas, mas a obrigação de vitória diante dos paulistas prossegue.

Em campo, o técnico Paulo Autuori terá dois desfalques na defesa (Réver e Fábio Santos) e um no ataque (Maxi López). Na retaguarda, Rafael Marques volta mais uma vez à equipe. Nas últimas quatro partidas, ele foi titular em três oportunidades. Na lateral, Jadilson ganha oportunidade. O pouco comprometimento do jogador nos treinos fez com que ele fosse pouco utilizado desde a chegada de Autuori. No ataque, Jonas, artilheiro do Grêmio no ano, será o companheiro de Herrera.

A principal preocupação gremista é a bola parada de Marcelinho Carioca. "Fora de casa eles têm uma união muito forte. Têm jogadores de qualidade, uma bola parada muito forte com o Marcelinho. Tem que encarar como se fosse uma decisão", comentou Jonas.

Essa vontade demonstrada pelo atacante gremista está no consciente dos jogadores do Ramalhão. "Alcançamos um determinado nível que até somos analisados pelos adversários. Nos observam atentamente. Grandes ou pequenos, pouco importa. Não nos veem como um time qualquer. É normal que isso aumente as nossas dificuldades", opinou Marcelinho.

Após cumprir suspensão diante do Cruzeiro, o meia retorna ao time do técnico Sérgio Guedes. Outro jogador que fica disposição é o zagueiro Marcel, que também estava suspenso. Porém, ele não deverá iniciar a partida. O retorno dos dois faz com que não haja nenhum desfalque na equipe para o confronto no Olímpico. A situação ideal para um elenco reduzido como o do clube.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO x SANTO ANDRÉ
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data: 25 de julho de 2009, sábado
Horário: 18h30 (Brasília)
Árbitro: Alicio Pena Júnior (MG)
Assistentes: Helberth Costa Andrade e Jair Albano Félix (ambos de MG)

GRÊMIO: Victor; Mário Fernandes, Léo, Rafael Marques e Jadilson; Adilson, Túlio, Souza e Tcheco; Herrera e Jonas
Técnico: Paulo Autuori

SANTO ANDRÉ: Neneca, Cicinho, Cesinha, Vinícius (Marcel) e Artur; Fernando, Ricardo Conceição, Marcelinho, Antônio Flávio (Pablo Escobar) e Elvis; Nunes
Técnico: Sérgio Guedes

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação