postado em 25/07/2009 18:24
Em jogo medíocre no primeiro tempo e empolgante no segundo, o Bahia derrotou o Vasco, de virada, por 2 x 1, em partida disputada na tarde deste sábado, em Pituaçu, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da série B. Com o resultado, o time tricolor chegou à 11ª colocação com 19 pontos, enquanto o Vasco ficou com 23 pontos e deixou o G-4 (caiu para a quinta colocação).
[SAIBAMAIS]
Apesar de perder um jogador no segundo tempo, o Bahia demonstrou raça e aproveitou as muitas oportunidades desperdiçadas pelo Vasco quando a partida estava empatada e tinha vantagem numérica em campo.
Na próxima rodada, o Vasco receberá o Fortaleza em São Januário, enquanto o Bahia voltará a jogar em casa, agora contra o Juventude.
O jogo
O primeiro tempo foi de baixo nível técnico, marcado mais pelo excesso de faltas do que pela criatividade das duas equipes. Contudo, o início de jogo até deu a impressão de que a torcida viveria momentos de emoção. Logo no primeiro minuto, Reinaldo Alagoano recebeu a bola na entrada da área e concluiu para boa defesa de Fernando Prass.
Durante algum tempo,porém, os dois times só se preocupavam em marcar com excesso de violência, o que rendeu vários cartões amarelos, principalmente para os jogadores do Vasco.
Só aos 17 minutos é que a torcida voltou a se agitar, quando Alex Maranhão cruzou da esquerda e o goleiro do Vasco teve que sair com precisão para evitar a cabeçada de Reinaldo Alagoano. O jogo continuou truncado e o meia Elton acabou substituído depois de receber algumas faltas.
O Vasco jogava sem inspiração, principalmente no ataque, onde Elton e Robinho estavam isolados e quase não recebiam a bola. O time carioca assustou a defesa baiana apenas quando Alex Teixeira fez boa jogada, mas concluiu por cima do travessão. Aos 37 minutos, a equipe carioca criou sua melhor chance de gol: Robinho entrou pelo meio e rolou para Elton que iludiu Nem e chutou forte, mas a bola bateu no rosto do goleiro Marcelo, que saiu para fechar o ângulo. O goleiro do Bahia teve que ser atendido para se recuperar da bolada.
Depois desse lance, os dois times voltaram a cometer muitos erros e não voltaram mais a criar chances de gol até o final do primeiro tempo.
A segunda etapa começou com o Bahia mais ofensivo, obrigando o Vasco a cometer três faltas em apenas dois minutos. Só que aos três minutos, o time carioca abriu o placar com Alex Teixeira, que se aproveitou da indecisão da defesa do Bahia, driblou Nem e chutou cruzado. A bola bateu ainda em Rogério e entrou nas redes baianas.
O gol animou o Vasco e deixou o Bahia mais desnorteado em campo. Aos cinco minutos, quase a equipe carioca ampliou quando Paulo Sérgio entrou pela direita e bateu forte, mas o goleiro Marcelo fez boa defesa.
O técnico Paulo Comelli colocou Nadson para dar mais agressividade ao time e o Bahia chegou ao empate aos 18 minutos. Depois de cobrança de escanteio, Nem se aproveitou da indecisão do goleiro Fernando Prass e do zagueiro Vilson para meter a cabeça e colocar tudo igual na partida.
Aos 23 minutos, quase o Bahia desempatou. Reinaldo Alagoano foi lançado nas costas de Vilson e tocou na saída do goleiro Fernando Prass, mas o goleiro conseguiu tocar na bola dando tempo para que a defesa aliviasse o perigo.
Aos 30 minutos, o meia Leandro que já tinha cartão amarelo, fez outra falta violenta e foi expulso de campo. Mesmo com um homem a menos, o Bahia não recuou, o que tornou a partida empolgante já que as duas equipes partiram para o ataque em busca do gol da vitória.
O técnico Dorival Júnior colocou Carlos Alberto em campo e o time carioca aumentou a pressão, quase desempatando em chute de Ramon que o goleiro Marcelo defendeu com facilidade. Aos 38, Adriano recebeu livre e chutou no travessão. No lance seguinte, Adriano voltou a receber livre e quando Carlos Alberto esperava o passe, ele resolveu driblar o goleiro e chutar nas pernas de Evaldo que estava na linha do gol.
O Bahia continuou contra-atacando e, aos 40 minutos, Fernando Prass evitou o desempate em chute de Nadson. Na cobrança de escanteio,aos 42 minutos, Nem subiu entre os zagueiros do Vasco e cabeceou para marcar o segundo gol do Bahia e definir o resultado da partida.