Superesportes

Sport e Náutico decidem em clássico qual pernambucano fica na zona de risco

postado em 26/07/2009 08:00
Neste domingo, às 16 horas (de Brasília), na Ilha do Retiro, o Recife sediará o Clássico dos Clássicos com menor expectativa para seus dois protagonistas desde a volta de ambos à Série A do Campeonato Brasileiro. Sport e Náutico, fora da segunda divisão nacional desde 2006, se enfrentam para decidir qual dos representantes recifenses na elite terminará a 14; rodada na zona de rebaixamento.

A pior situação é a do Timbu. Com apenas dez pontos, o time ocupa a lanterna e segue entre os quatro últimos colocados no caso de um empate na casa do arquirrival. Já os rubro-negros, que somam 12 pontos, só terminam o final de semana na faixa de descenso em caso de derrota em seu estádio.

Além de estar acima na tabela, o momento dos atuais tetracampeões pernambucanos é melhor. Na quinta-feira, a equipe recebeu elogios de Emerson Leão ao empatar por 1 x 1 com o Coritiba, no Paraná, com um contestado pênalti a favor dos mandantes. Para aumentar o otimismo, o treinador não terá nenhum desfalque, podendo repetir a escalação que aprovou no Couto Pereira.

"Passamos por uma má fase e esperamos que agora possamos tomar um novo rumo de vitórias", comentou o zagueiro Igor. "Espero que no fim de semana a gente volte a vencer", completou Durval, companheiro na defesa e um dos líderes do elenco.

Nos Aflitos, a crise demora a deixar o elenco. Geninho esteve à frente do time em três partidas, conseguindo apenas dois empates (ambos em casa, contra Vitória e Botafogo) e uma goleada sofrida no estádio do Barueri. Desempenho que só aumentou a insatisfação da torcida. A primeira consequência é o veto do goleiro Eduardo no clássico - o arqueiro disse não estar bem com tanta pressão. Glédson é o substituto.

Se não teve muitas dúvidas no gol, Geninho não definiu a formação da defesa. Com Gladstone e Asprilla suspensos, e Negretti lesionado, o único zagueiro à disposição é Vagner. O panorama no setor é tão ruim que o clube tirou Luiz Alberto da Copa BH de Juniores para reforçar a delegação.

Geninho tentará mudar o mínimo possível para não prejudicar a criticada retaguarda da equipe. O mais provável é que Galiardo e Nilson sejam improvisados para formar o trio da defesa com Vagner. Na ala direita, Sidny e Douglas Maia disputam a posição, a não ser que o comandante resolva escalar o jovem Luiz Alberto na zaga, formando um 4-4-2 com três zagueiros e Anderson Lessa à frente do gol e Nilson no meio-campo.

"Estou pensando bastante. Não tenho muitas opções. Vamos com uma retaguarda muito mexida", avisou o treinador, dizendo-se mais preocupado em achar uma solução do que fazer mistério. "Em um clássico assim dentro da cidade se esconde muito pouco. Todo mundo conhece os jogadores e as informações dos dois times. Segredo vai ser muito difícil", previu.

FICHA TÉCNICA - SPORT x NÁUTICO

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data: 26 de julho de 2009, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wagner Tardelli Azevedo (SC)
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Jossemmar Jose Diniz Moutinho (PE)

SPORT: Magrão; Igor, Juliano e Durval; Elder Granja, Hamilton, Sandro Goiano, Fumagalli e Dutra; Vandinho e Guto
Técnico: Emerson Leão

NÁUTICO: Glédson; Dudu Araxá, Vágner e Nilson; Douglas Maia (Luiz Alberto) Jhonny, Derley, Ailton e Anderson Santana; Carlinhos Bala e Gilmar
Técnico: Geninho

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação