Superesportes

Fluminense e Cruzeiro se enfrentam fugindo do fundo da tabela

postado em 26/07/2009 08:00
Dois grandes do futebol brasileiro se encontram neste domingo na parte de baixo da tabela, ainda que por motivos diferentes. O Fluminense, que decepciona desde o início, recebe neste domingo o Cruzeiro, que estava concentrado na Copa Libertadores. No momento, os tricolores têm apenas 10 pontos, contra 13 dos celestes.

Apesar da pontuação, os dois clubes vivem momentos pacíficos. O Fluminense não vence há oito jogos, mas deu sinal de vida na última rodada. Renato Gaúcho reassumiu, mudou o esquema tático e o time foi melhor que com Parreira e Vinícius Eutrópio. Perdeu, é verdade, mas por apenas 2 x 1, num jogo duro contra o líder Atlético-MG, fora de casa, com bela atuação do goleiro adversário.

"A atuação dá confiança para as próximas partida. Ela virá aos poucos e vamos sair desta situação. O time já tem uma nova cara. Cada treinador trabalha de um jeito, mas o importante é o grupo estar unido e se apoiando. Não podemos ter medo de errar, porque daí os jogadores podem ficar com medo", pediu o treinador.

Mesmo com o Fluminense tendo jogado bem no 3-6-1, Renato Gaúcho deve voltar com o 4-4-2. Isto porque o zagueiro Cássio deixou o jogo da última quinta machucado, forçando a mudança. Outro que não joga é o atacante Fred, também por contusão sentida no jogo passado.

É uma nova chance para Kieza, que marcou o gol do Flu contra o Atlético-MG. "Eu venho trabalhando para deixar ele (Renato Gaúcho) em dúvida. Mas o que eu quero é ajudar a equipe para sair desta situação. O importante é trabalhar para render o melhor futebol. Vamos jogar com raça para tentar conseguir um bom resultado contra o Cruzeiro no Maracanã", disse o jogador, destaque do Americano-RJ no início do ano.

No Cruzeiro, a situação também não aparenta ser alarmante. Na quarta-feira, mesmo desfalcado, o time conquistou sua primeira vitória fora de casa: 2 a 0 sobre o Santo André. Não foi uma atuação maravilhosa, mas mostrou a força do grupo vice-campeão da América do Sul.

Ciente de que é forte, a Raposa não permite que a longa distância para o líder se torne motivo para desânimo. "Nossa equipe tem tudo para buscar o título sim, se continuar jogando bem, ganhando fora de casa, e também dentro, com o apoio da nossa torcida. Vamos contar com alguns tropeços que em todo campeonato isso sempre acontece", avisou o lateral Jonathan.

Para o Cruzeiro, uma vitória no Maracanã vale mais que três pontos; ajuda a resgatar a confiança de antes da derrota na final da Libertadores. "Se vencermos o Fluminense, o torcedor vai se sentir um pouco mais aliviado. Precisamos de vitórias assim para nos fortalecer", argumentou Kléber.

O técnico Adilson Batista ainda sofre com um resquício da campanha na competição continental. Wagner nem viajou para o Rio de Janeiro. Por outro lado, Thiago Heleno está recuperado de entorse no pé direito e faz dupla de zaga com Leonardo Silva, que cumpriu suspensão na última rodada.

FICHA TÉCNICA - FLUMINENSE X CRUZEIRO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de julho de 2009, domingo
Horário: 18h30 (em Brasília)
Árbitro: Arílson Bispo da Anunciação (BA)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa) e Ádson Lopes Leal (ambos da BA)

FLUMINENSE: Fernando Henrique; Ruy, Edcarlos, Luiz Alberto e João Paulo; Wellington Monteiro, Diguinho, Tartá e Conca; Maicon e Kieza
Técnico: Renato Gaúcho

CRUZEIRO: Fábio; Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Silva e Gerson Magrão; Henrique, Fabinho, Marquinhos Paraná e Bernardo; Thiago Ribeiro (Wellington Paulista) e Kléber
Técnico: Adilson Batista

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação