Jornal Correio Braziliense

Superesportes

Goiás derruba o líder Atlético no Mineirão

O Goiás confirmou seu retrospecto de bom visitante e derrubou o líder Atlético-MG em Belo Horizonte. A vitória deste domingo foi a quarta fora de Goiânia. Já o Atlético amargou a primeira derrota, por 1 x 0, no Mineirão neste Campeonato Brasileiro.

[SAIBAMAIS]O time mineiro fica com 28 pontos, assim como o Palmeiras. A equipe goiana vai a 23. Na próxima rodada, o Galo vai ao Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo, na quinta-feira. Na véspera, o Goiás recebe o Atlético-PR no Serra Dourada.

O jogo
Paciência seria a palavra-chave da partida durante o primeiro tempo. Tudo o que o Goiás queria era evitar que o time da casa impusesse pressão, até porque o Mineirão lotado se tornaria uma arma importante. Por isto, a proposta esmeraldina era trabalhar bastante a bola e valorizar o tempo.

O Atlético, por sua vez, mostrou controle. O time tentava atacar, mas não se apressava desnecessariamente. Os alvinegros tinham consciência de que o adversário tem um contra-ataque de qualidade, logo evitavam dar espaço.

Desta forma, a etapa inicial teve poucas chances de gol, todas alvinegras. De fora da área, logo no começo do jogo, Serginho bateu com perigo, por cima da baliza. Outra alternativa era o jogo aéreo, e assim Werley assustou Harlei mais uma vez, desviando de cabeça uma cobrança de escanteio, por cima do gol. Na única jogada que fez em velocidade, o Galo criou uma oportunidade com Éder Luís, que cortou o zagueiro e bateu cruzado, colocado, mas errou o alvo.

O jogo não mudou muito no segundo tempo. O Goiás se portava como se o empate fosse um excelente resultado, segurando o jogo. O Galo tinha muita dificuldades para passar pela marcação e o desespero começava a bater.

Os cruzamentos se tornaram uma alternativa óbvia, mas perigosa. Num deles, Harlei afastou mal e a bola sobrou para Serginho, que dominou, tirou seu marcador e bateu com consciência, mas a defesa afastou. Dois minutos depois, Serginho conseguiu desviar de cabeça um cruzamento no primeiro pau, mas Diego Tardelli, na pequena área, acabou tomando uma bolada sem conseguir controlar a bola.

Precisando da vitória, Celso Roth tirou o volante Serginho para colocar Kléber, centroavante de área. Surgiria aí o espaço para contra-ataques que o Goiás tanto queria. Num deles, aos 36 minutos, Júlio César cruzou da esquerda, Iarley se esticou na disputa com Welton Felipe e marcou o gol esmeraldino.

Se a partida já estava complicada para o Atlético, ficou ainda mais. Com o mesmo êxito que tinha tido durante todo o jogo, o time esmeraldino levou o placar até o apito final.