postado em 28/07/2009 09:42
Após vencer o Campinense e o Vasco, o Bahia se encheu de ânimo e ficou confiante na sua recuperação na Série B. Para confirmar o bom momento, os baianos querem bater o Juventude, nesta terça-feira. A partida pela 14ª rodada da competição, deverá ter, mais uma vez, um grande público no Pituaçu. Nem mesmo o horário das 21h50 (de Brasília) deverá afastar o torcedor do estádio.
O Bahia não quer viver de ilusões. O técnico Paulo Comelli quer se alimentar da realidade. Apesar da vitória por 2 x 1 sobre o Vasco, no fim de semana, o treinador conteve o entusiasmo e fincou os dois pés no chão. "O time tem de ter uma regularidade durante o campeonato. Numa competição de pontos corridos, é necessário pontuar sempre. E não pode ser coisa de um jogo só", analisou, tentando diminuir a euforia dos torcedores com o resultado sobre os cariocas.
A campanha não é das melhores. Na verdade, está bem abaixo das expectativas de quem almeja retornar à elite do futebol brasileiro. Na 11ª colocação na tabela, o clube ainda está distante das primeiras posições. A explicação está na instabilidade apontada por Comelli. Pela primeira vez no torneio, o time conquistou dois triunfos de maneira consecutiva.
Para tentar a terceira vitória seguida e encostar nos líderes, o time terá o desfalque do volante Leandro, expulso na última rodada. Na sua vaga entra o zagueiro Evaldo, o que fará com que Rogério vá atuar no meio-campo.
A zona de rebaixamento ainda assombra os gelados corredores do Alfredo Jaconi. Apesar de duas vitórias e um empate desde a chegada de Ivo Wortmann, o Juventude segue próximo das temidas posições da tabela da Série B. No momento, o Alviverde está um ponto à frente do Duque de Caxias, primeiro clube rebaixado. Para não correr riscos, conquistar a segunda vitória fora de casa seria o ideal. Porém, diante de um adversário animado e tradicional, o empate não será considerado ruim.
Serão duas as maiores preocupações dos gaúchos. A primeira é a bola parada, decisiva para os baianos diante do Vasco. No último treino antes da viagem, Wortmann enfatizou os trabalhos neste tipo de lance. O treinador não quer vacilos pelo alto. A outra é o termômetro. Os jogadores passarão por uma mudança climática drástica. No fim de semana, Caxias do Sul chegou a ter temperaturas abaixo de zero. Na "Boa Terra" elas estarão por volta dos 25 graus.
A notícia positiva é que o departamento médico do clube está se esvaziando. O lateral Luis Felipe, o volante Lauro e o meia Léo Dias já treinam normalmente e estão à disposição do técnico. Destes, Luis Felipe, Léo Dias e Zé Carlos podem retornar já como titulares.
Bahia e Juventude é um confronto entre dois clubes acostumados à Primeira Divisão e novamente se enfrentam. Um duelo que colocará de um lado o campeão Brasileiro de 1988 e o vencedor da Copa do Brasil de 1991. O jogo é da Série B, mas terá um gostinho de Série A.
FICHA TÉCNICA
BAHIA X JUVENTUDE
Local: Estádio do Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 28 de julho de 2009, terça-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Eremilson Xavier Macedo e Marrubson Melo Freitas (ambos do DF)
BAHIA: Marcelo, Evaldo, Nem e Menezes; Marcos, Rogério, Elton, Ananias e Alex Maranhão; Beto e Reinaldo Alagoano
Técnico: Paulo Comelli
JUVENTUDE: Juninho; Allyson, Xavier e Da Silva; Jackson, Walker, Tiago Renz, Bruno (Léo Dias) e Ivo; Zé Carlos (Diego Rosa) e Mendes
Técnico: Ivo Wortmann