postado em 28/07/2009 09:44
Na primeira colocação desde o início da Série B do Campeonato Brasileiro e líder isolado há dez rodadas, o Guarani vive uma inédita sequência negativa e pode perder a ponta da tabela nesta terça-feira. Os campineiros visitam às 21 horas (de Brasília) uma Portuguesa empolgada e que mostra força atuando no Canindé. Se perder, pode deixar o lugar mais cobiçado para o Atlético-GO, que tem dois pontos a menos.
Os goianos, embalados na competição, recebem o Duque de Caxias às 21h50 e roubam o posto mais alto da classificação se vencerem e os alviverdes não passarem pela Lusa. Para piorar a situação dos comandados de Vadão, que têm 28 pontos, o retrospecto recente é abaixo do que foi mostrado no torneio: não ganha há três jogos e triunfou em apenas um dos cinco últimos compromissos.
A expectativa de mais um tropeço nesta terça-feira aumenta na comparação do desempenho da Portuguesa como mandante e dos bugrinos como visitantes. No Canindé, os donos da casa só perderam do Brasiliense nesta Segundona, acumulando quatro vitórias e apenas um empate. Já o clube de Campinas não soma três pontos fora de sua cidade desde o 1 x 0 aplicado no Figueirense, em Florianópolis, no dia 5 de junho.
O estádio rubro-verde tem sido a grande força da equipe de Paulo Bonamigo. O triunfo por 2 x 1 sobre o América-RN, no sábado, recolocou os paulistanos no G-4, mais precisamente na terceira colocação, com 24 pontos, quatro abaixo do Guarani. Além disso, o resultado aumentou a confiança dos jogadores, tanto que o treinador já não garante mais a presença de titulares que estavam suspensos no fim de semana.
Para esta terça-feira, a Lusa poderá contar novamente com o goleiro Fábio e o meia-atacante Fellype Gabriel, mas apenas o arqueiro tem volta garantida no lugar de Vítor. Fellype Gabriel, antes incontestável, pode virar reserva de Héverton, que marcou gol contra os potiguares. No ataque, Edno, ainda em recuperação de contusão, pode ficar no banco, dando mais uma chance ao jovem Tatá, destaque no último jogo.
Sem revelar sua escalação, Bonamigo pretende manter o ânimo em seus comandados. E parece que tem conseguido. "Estamos felizes. O jogo contra o Guarani vai ser o encontro entre dois dos líderes do campeonato, mas acredito que vamos fazer um grande jogo", apostou Héverton. "Estamos contentes com a vitória sobre o América-RN. Agora temos uma partida complicada, mas vamos jogar em casa e queremos a vitória", completou Erick.
No Guarani, a sensação é de que o clima poderia ser melhor. Oswaldo Alvarez crê que seus comandados já perderam a "gordura" que a vantagem aberta na liderança garantia e cobra a volta do bom futebol. O problema, mais uma vez, são as alterações forçadas que o treinador é obrigado a fazer.
Para o duelo contra o Canindé, o zagueiro Márcio Alemão e o lateral direito Carlos César, titulares no empate contra o ABC na última sexta-feira, estão suspensos. Em seus lugares, entram, respectivamente, Bruno Aguiar e Maranhão, que cumpriram gancho em Natal. O volante Glauber, outro que volta a ter condições, disputa posição com Nunes.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA X GUARANI
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 28 de julho de 2009, terça-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Rafael Luis da Silva e Rogerio Gomes da Silva (ambos de SP)
PORTUGUESA: Fábio; César Prates, Bruno Rodrigo, Thiago Gomes e Anderson Paim; Erick, Acleisson, Marco Antônio e Héverton (Fellype Gabriel); Tatá (Edno) e Christian
Técnico: Paulo Bonamigo
GUARANI: Douglas; Maranhão, Valdir, Bruno Aguiar e Andrezinho; Cléber Goiano, Glauber (Nunes), Adriano Gabiru e Walter Minhoca; Caíque e Ricardo Xavier
Técnico: Oswaldo Alvarez